"Sei que pode ser um modelo esgotado em alguns países da Europa, mas ainda não tivemos esta experiência em Angola e gostaria de estar ligado a ela. Ver como as audiências reagiriam e ver como o angolano, que viveu a maior parte da vida numa pressão diária por causa da guerra, reagiria a uma pressão deste tipo. Era interessante ver e acompanhar de perto", justifica. "Pode parecer contraditório com a imagem que apresento ou o que represento, mas em termos televisivos gostaria desse desafio", acrescenta.
Jorge Antunes, conhecido como "Bebucho", nasceu em Luanda há 41 anos e é apresentador de programas radiofónicos e televisivos, professor universitário, produtor, realizador, empresário e consultor. Começou a trabalhar aos 8 anos na Rádio Nacional com a mãe Gabriela Antunes, escritora já falecida e "a contadora de histórias das crianças angolanas". A partir daí não mais parou. Recordista nacional de natação, participou nos Jogos Olímpicos em Seul com 16 anos. Na rádio e TV, o seu "Estrelas ao Palco" trouxe 70% dos novos músicos do país. É hoje responsável por programas de entretenimento em horário nobre, como "O Show de Domingo", na Zimbo, a única televisão privada do país. "Gosto do contacto com o público, de ser útil, de partilhar conhecimento", assume. Recebeu duas vezes o prémio de melhor apresentador de entretenimento em Angola e esteve outras cinco vezes entre os melhores.
Lançou os "novos milionários" de Angola
Além da UMinho, Jorge Antunesfez formações na Alemanha e Rússia, pós-graduações nas universidades Complutense de Madrid e Virtual de Barcelona e dá aulas na Universidade Privada de Angola. Regressou este ano letivo a Braga, década e meia após a licenciatura, para tirar o doutoramento em Ciências da Comunicação. "O mais difícil é conciliar a vida profissional com as aulas em Portugal. Quero pesquisar a área da comunicação estratégica das empresas petrolíferas a operar em Angola, relacionando as relações públicas, o investimento social e o desenvolvimento sustentável", resume. Considera que "a UMinho cresceu muito fisicamente e em prestígio nos últimos anos, as pessoas reconhecem um grande valor à qualidade da sua investigação".
Pai solteiro e bem-humorado, tem como lema trabalhar e acreditar, muito. "Sou cumpridor, meticuloso e dedico-me aos projetos de corpo e alma. Fui abençoado com várias oportunidades, nem todas fáceis, poderia ter desistido. E também tive dificuldades, que as aproveitei para crescer, sempre de forma honesta, justa, dedicada. Acho que isso fez com que a minha carreira tenha sido sólida", afirma. Na rua, as pessoas ainda o associam ao "Quem Quer Ser Milionário" e perguntam-lhe como ficar ricas. "No início sugeria-lhes para participarem no programa, depois passei a dizer que deveriam estudar e trabalhar para isso", explica, rindo.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Abr/2013)