cartaz570fvnui123412
Academia, 22.03.2013
UMinho junta peritos para discutir a utilização dos fundos europeus
UMinho
O auditório 1.01 da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho recebe a conferência ?O Próximo Quadro Financeiro da União Europeia em Análise: Que Futuro?? esta sexta-feira, dia 22, às 10h. A iniciativa reúne o eurodeputado José Manuel Fernandes e especialistas de várias universidades nacionais para debater a opinião dos cidadãos sobre a aplicação dos fundos europeus até 2020.


A sessão de abertura conta com a presença de Fernando Alexandre, vice-presidente da Escola promotora. Segue-se a apresentação do estudo de opinião "Que meios para o nosso Futuro: O próximo Quadro da União Europeia", por Isabel Estrada Carvalhais, diretora do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NIPCRI) da UMinho, e Leonor Pereira da Costa, do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa. O evento prossegue com um debate sobre a posição de Portugal no próximo quadro financeiro comunitário, com as intervenções do eurodeputado José Manuel Fernandes; do vogal executivo no Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas, Rui Baleiras; do sócio-gerente da Eupportunity - primeira empresa portuguesa de consultoria em assuntos europeus, Henrique Burnay; e do professor da EEG, Manuel Caldeira Cabral. A moderação será da responsabilidade da jornalista da RTP especializada em Assuntos Internacionais, Fátima Marques Faria.

O desenvolvimento deste estudo de opinião realiza-se no âmbito do Plano de Comunicação para Informação sobre a União Europeia em Portugal, a cargo do Centro de Informação Europeia Jacques Delors e da Direção-Geral dos Assuntos Europeus, enquanto organismo intermediário da Comissão Europeia. O projeto pretende auscultar a opinião dos cidadãos sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020, bem como promover o conhecimento e o debate sobre este tema de enorme relevância para o destino da sociedade portuguesa. Como é que vão ser usados os fundos europeus no período de 2014 a 2020? Como é que deviam ser utilizados? De onde provêm os meios financeiros para as políticas da União Europeia? Estas são algumas das perguntas que serão abordadas neste trabalho. O seminário de sexta-feira é organizado pelo NICPRI e Centro de Estudos e Sondagens de Opinião.

Mais informações emhttp://www.opiniaoquadrofinanceiro.net/#

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Mar/2013)

Arquivo de 2013