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Academia, 01.02.2013
Alunos da UMinho criam sistema que deteta reação dos cidadãos à publicidade
UMinho
Um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade do Minho criou um sistema que capta as emoções do público à publicidade. O projeto "pode vir a revolucionar" a medição e eficácia das campanhas a nível mundial, inclusive antes de serem lançadas. Em concreto, junto ao anúncio é colocada uma câmara com software "inteligente", que deteta a face humana e identifica o género, a faixa etária, o tempo de atenção e o estado de espírito da pessoa (grau de felicidade, tristeza, surpresa ou irritação). O projeto chama-se Retail Analytics e foi desenvolvido na jovem empresa Q-Better, de Braga, com a colaboração dos departamentos de Economia e Eletrónica Industrial da UMinho.


"As reações dos cidadãos são enviadas em tempo real para o anunciante, que, através de um simplestabletou computador, pode cruzá-las para gerar relatórios. Imagine que certo espaço foi mais frequentado por homens, mas as mulheres dos 30 aos 40 anos foram as mais recetivas à mensagem ou produto apresentado", diz Daniel Sousa, CTO (chief technical officer) da Q-Better e formado em Engenharia de Sistemas e Informática. A privacidade dos consumidores está também assegurada, uma vez que os vídeos e imagens não são guardados no sistema, só as estatísticas.

Tecnologia comercializada em 17 países

Fruto de três anos de investigação, o projeto surgiu para substituir a medição tradicional ?obsoleta, falível e cara? nas áreas de retalho eoutlet. O objetivo é lançar novos serviços de marketing digital (digital signage), o maior mercado da Q-Better. O projeto permite ainda programar publicidade para públicos específicos, sendo os conteúdos lançados automaticamente consoante as pessoas que olhem para o ecrã. "É incomparável ter este sistema informático rigoroso e em tempo real do que ter alguém um dia inteiro a apontar num bloco quantas pessoas entram na loja e a que grupo etário e demográfico é que pertencem", elucida Daniel Sousa. A empresa ambiciona "ter um dos melhores softwares mundiais, senão o melhor, nos quiosques multimédia", integrando as mais diversas soluções numa só. Por isso, as parcerias com a UMinho e a aposta na investigação, que vale 20% do orçamento, "são para continuar".

A Q-Better pretende comercializar o sistema Retail Analytics nos 17 países onde atua, nomeadamente Reino Unido, Singapura, Alemanha, EUA, Marrocos e Ucrânia. Embora tenha surgido apenas em 2010, tem clientes conceituados como a Pfizer, a Continental, as universidades de Oxford e Cambridge, o Banco de Sangue da Irlanda ou o aeroporto de Manchester. Tem o site oficialwww.q-better.com

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(Pub. Jan/2013)

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