"As reações dos cidadãos são enviadas em tempo real para o anunciante, que, através de um simplestabletou computador, pode cruzá-las para gerar relatórios. Imagine que certo espaço foi mais frequentado por homens, mas as mulheres dos 30 aos 40 anos foram as mais recetivas à mensagem ou produto apresentado", diz Daniel Sousa, CTO (chief technical officer) da Q-Better e formado em Engenharia de Sistemas e Informática. A privacidade dos consumidores está também assegurada, uma vez que os vídeos e imagens não são guardados no sistema, só as estatísticas.
Tecnologia comercializada em 17 países
Fruto de três anos de investigação, o projeto surgiu para substituir a medição tradicional ?obsoleta, falível e cara? nas áreas de retalho eoutlet. O objetivo é lançar novos serviços de marketing digital (digital signage), o maior mercado da Q-Better. O projeto permite ainda programar publicidade para públicos específicos, sendo os conteúdos lançados automaticamente consoante as pessoas que olhem para o ecrã. "É incomparável ter este sistema informático rigoroso e em tempo real do que ter alguém um dia inteiro a apontar num bloco quantas pessoas entram na loja e a que grupo etário e demográfico é que pertencem", elucida Daniel Sousa. A empresa ambiciona "ter um dos melhores softwares mundiais, senão o melhor, nos quiosques multimédia", integrando as mais diversas soluções numa só. Por isso, as parcerias com a UMinho e a aposta na investigação, que vale 20% do orçamento, "são para continuar".
A Q-Better pretende comercializar o sistema Retail Analytics nos 17 países onde atua, nomeadamente Reino Unido, Singapura, Alemanha, EUA, Marrocos e Ucrânia. Embora tenha surgido apenas em 2010, tem clientes conceituados como a Pfizer, a Continental, as universidades de Oxford e Cambridge, o Banco de Sangue da Irlanda ou o aeroporto de Manchester. Tem o site oficialwww.q-better.com
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jan/2013)