A decorrer na UMinho a última semana do Projeto "Envelhecimento + Ativo" e a meio desta, os 140 participantes têm mostrado o que é envelhecer saudavelmente. A vivenciarem uma semana pensada e programada para si, estes maiores de sessenta anos têm assistido a palestras e realizado atividades que os ensinam como melhorar a sua qualidade de vida, como serem mais autónomos e independestes, ou seja, como ser um idoso ativo com hábitos de vida saudáveis.
O Zukunftskolleg da Universität Konstanz, na Alemanha, oferece bolsas a jovens investigadores para desenvolvimento de projetos próprios e formação de grupos jovens de investigação. O anúncio consiste, respetivamente, na atribuição de bolsas de pós-doutoramento com a duração de 2 anos e bolsas de investigação com a duração de 5 anos. Os candidatos deverão apresentar um percurso científico excecional e um claro potencial para desenvolvimento e realização dos seus próprios projetos e formação de grupos de investigação júniores.
O Projeto ''Envelhecimento + Ativo'' terminou hoje mais uma semana de atividades com 136 séniores do Norte de Portugal e Galiza. Cinco dias de muita animação, desporto, cultura, aprendizagem, socialização e com certeza um grande contributo para que estes ''jovens'' tenham daqui para a frente hábitos de vida mais saudáveis.
No ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações, a UMinho colocou em prática o Projeto "Envelhecimento + Ativo" que foi faseado em três semanas. Estando a decorrer a segunda semana da atividade que visa principalmente o alerta para hábitos de vida saudável, o programa tem sido um sucesso, destacando-se sobretudo a grande interação que têm havido entre os participantes.
Iniciou hoje a segunda semana do Projeto "Envelhecimento + Ativo" que está a ser levado a cabo na Universidade do Minho. Para esta fase da atividade chegaram à UMinho mais 136 séniores que esperam uma semana cheia de atividades, divertimento, aprendizagens e muita conversa.
Um estudo premiado da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho sugere uma Incubadora de Jovens em Viana do Castelo, para afirmar o centro histórico a nível socioeconómico e habitacional. O autor, Tiago Arieira, propõe adaptar os edifícios dentro da muralha medieval como espaço simultâneo de habitação e de trabalho. O conceito permite fixar as populações, evitar a duplicação de alugueres de espaços e criar novas dinâmicas.
Foram 140 séniores, cinco dias, quatro noites, muita diversão e um balanço muito positivo os grandes destaques desta primeira semana da atividade "Envelhecimento + Ativo". O projeto contou com a organização dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) que desta forma ofereceram a participantes da Galiza e Norte de Portugal uns dias recheados de atividades, momentos de confraternização, intercâmbio social e cultural e sessões informativas de alerta para hábitos de vida saudável.
Alertamos os alunos que ainda não submeteram a sua candidatura a bolsa de estudo para o ano letivo 2012/2013, que o deverão fazer o mais cedo possível de forma a evitar atrasos na publicação dos seus resultados e no pagamento das primeiras bolsas.
Informam-se todos os interessados que, durante as paragens letivas, atendendo à reduzida procura das unidades alimentares dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho, em determinados horários, as seguintes unidades terão o seguinte horário durante os referidos períodos:
O Programa Avóspedagem é um projeto da iniciativa do Fundo Social para a população sénior bracarense e tem a participação dos SASUM. Este projeto consiste no alojamento de jovens universitários, em habitações de seniores residentes no Concelho do Braga, com uma comparticipação simbólica nas despesas
Um grupo de alunos da Universidade do Minho criou um sistema de apoio que indica os cursos que podem interessar a cada candidato ao ensino superior. O projeto "C.U.R.S.O - Centro Universal de Recolha de Sugestões Orientada" tem a sua versão inicial no site ulife.webnetpt.com/curso. A primeira fase de candidaturas decorre até 16 de agosto, havendo 52.298 vagas em mais de trinta universidades e politécnicos nacionais.
Alessandra Silveira, professora da Escola de Direito da Universidade do Minho, acaba de ser contemplada pela Comissão Europeia com a Cátedra Jean Monnet. É a única portuguesa a ter em 2012 a maior distinção internacional atribuída a um docente/investigador no âmbito do Direito da União Europeia. É também a primeira vez que a Escola de Direito da UMinho recebe a Cátedra, sendo reconhecida a excelência do seu ensino e investigação na área