A sessão de apresentação está a cargo do professor Luís Manuel Cunha e conta com Manuel Carlos Silva, diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais da UMinho, do qual a autora também faz parte. Editada pela Afrontamento, a obra de 262 páginas constitui uma abordagem à relação de Portugal com a Europa. A publicação dá especial destaque aos movimentos de distanciamento e aproximação de Portugal nos períodos do Estado Novo e do regime democrático pós-1974.
"O objetivo foi compreender de que forma, nas décadas mais recentes, marcadas pela integração do país na União Europeia, ocorreu uma confluência entre os projetos português e europeu e analisar como esse processo tem vindo a interagir com a definição nacional dos portugueses", explica Rita Ribeiro. O livro contém ainda uma discussão sobre os eixos fundamentais das tematizações mítico-ideológicas da identidade portuguesa e uma análise dedicada ao sentido ambivalente que o velho continente assume na reflexividade nacional.
Rita Ribeiro, de 40 anos, é natural do Porto. Realizou o mestrado em Antropologia e o doutoramento em Sociologia, na UMinho. É professora do Instituto de Ciências Sociais há 16 anos e desenvolve investigação na área da sociologia da cultura, em particular no domínio das identidades coletivas.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt