default-header-news
Academia, De 10.12.2012 a 13.12.2012
Núcleo de alunos mais antigo da UMinho promove Semana Aberta
UMinho
O Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Minho promove a sua Semana Aberta, de 10 a 13 de dezembro, no campus de Gualtar, em Braga. Esta iniciativa inclui várias atividades e realiza-se no âmbito do 29º aniversário do núcleo de alunos mais antigo da UMinho.


O evento inicia esta segunda-feira, às 10h, na sala 211 do Complexo Pedagógico II, com uma aula aberta de Lassi Heininen, da Universidade de Lapland (Finlândia). No dia seguinte, este professor dá nova aula, às 11h, na sala 304. De tarde, às 15h, o auditório 1.01 da EEG acolhe a tertúlia "A Reeleição de Barack Obama: Does he still 'can'?", com os professores Miguel Rocha e Luís Lobo-Fernandes, detentor da Cátedra Jean Monnet de Integração Política Europeia. Segue-se o "Tea Time" para festejar o aniversário do CECRI, no lobby da EEG.

Para quarta-feira, às 11h, está agendado o Workshop de Geopolítica, organizado em conjunto com o Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NICPRI). A sessão de abertura conta com a professora e diretora do NICPRI, Isabel Estrada Carvalhais, seguindo-se a conferência "Global Power Shift to Asia", moderada por Daniela Nascimento, da Universidade de Coimbra. Esta sessão conta os painéis "Parcerias Estratégicas da União Europeia na época da ascensão da Ásia", "A posição geoestratégica da República Popular da China no quadro "smart power?" e "A Rússia e a União Eurasiática: uma reorganização de geopolítica mundial", proferidos por Laura Ferreira-Pereira, da Universidade Técnica de Lisboa; Marco Martins, da Universidade de Évora; Alena Guedes Vieira, Bruno Martins e Alena Vieira, todos do NICPRI/UMinho. Vão realizar-se durante a tarde vários workshops com cinco grupos de trabalho.

Na quinta-feira, às 18h, este auditório é palco da conferência "Gestão de Conflitos - visões partilhadas do terreno", com Duarte Valente, jornalista da RTP, e Jocelino Rodrigues, comandante do Regimento de Cavalaria nº 6. Ao longo dos quatro dias decorre ainda no lobby uma Feira do Livro. Esta semana, que segue o lema "Mais Inovação Mais CECRI", integra ainda uma exposição histórica do núcleo e a projeção de imagens e vídeos das suas atividades. As várias sessões têm apoio dos docentes da licenciatura de Relações Internacionais, do Conselho Pedagógico, serviço administrativo e presidência da EEG e do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais.

Escola de Economia a Gestão recebe mais de uma dezena de iniciativas

Entretanto, na segunda-feira, às 14h30, no auditório 0.01, está agendada a palestra "Integridade académica dos estudantes do ensino superior". A iniciativa conta com a professora Carla Freire, da EEG, e Aurora Teixeira, da Faculdade de Economia do Porto, que vão apresentar e discutir resultados de dois estudos sobre a importância da área científica nos comportamentos desonestos dos alunos do ensino superior. Esta sessão é promovida pelo Gabinete de Apoio aos Projetos de Ensino e de Saídas Profissionais desta Escola, no âmbito do EEGenerating Skills. Os interessados poderão assistir, ainda, a partir da mesma hora, no auditório 1.01, ao workshop "Mindset de Mercado", uma atividade promovida pela Young Minho Entreprise. O objetivo é ajudar os universitários na aquisição de novas ferramentas para o mercado do trabalho. Prometem-se quatro horas "eletrizantes de criatividade, técnicas e novas abordagens ao mercado", a cargo da Spark Agency.

Realizam-se também na quarta-feira o seminário OBHRM "Peer feedback in large groups: enhancing contributions of group members", com Natascha van Hattum-Janssen, do Centro de Investigação em Educação da UMinho (às 14h30, sala 3.27); e a palestra de Jakob de Haan, do Banco da Holanda e da Universidade de Groningen, realizada no âmbito do ciclo de seminários do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (às 13h30, sala 2.28). Na sexta-feira, dia 14, decorre o seminário "Bringing Consumers' Voices into Critical Discussion of Marketing", apresentado por Teresa Pereira Heath, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido (às 14h30, auditório 1.01). A especialista, que coloca o consumidor no centro de uma abordagem crítica ao marketing, vai explorar o significado do marketing para os consumidores britânicos e as suas opiniões em relação ao mesmo. A organização da sessão é da responsabilidade do Núcleo de Investigação em Marketing e Estratégia.

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

Arquivo de 2012