O artigo distinguido, "Experimental Study on Impact Energy Absorbing Elements using Configurable Thermal Triggers", é assinado por Pedro Pereira, Nuno Peixinho, Dina Dimas, Delfim Soares e Cândida Vilarinho, todos do Centro de Tecnologia Mecânica e de Materiais (CT2M) da Escola de Engenharia da UMinho. O estudo dá a conhecer uma nova forma de tornar estruturas tubulares mais resistentes ao choque. Para tal, foi modificada uma liga de alumínio 6060-T5 através de tratamento térmico localizado e usando um feixe de laser. Os testes de impacto decorreram numa torre de queda de peso, utilizando uma câmara de vídeo de alta velocidade e software de rastreamento automático. Concluiu-se que "a deformação da estrutura tubular pode ser iniciada com precisão, através de áreas localizadas de aquecimento. Isso força a deformação controlada do material, a melhoria da absorção de energia e a redução controlada da carga máxima".
A implementação industrial desta inovação ainda é dificultada, pois a principal tecnologia utilizada (equipamento de soldadura laser) não é ainda muito alargada, embora a sua prática venha a aumentar. As metodologias de projeto e fabrico desenvolvidas poderão ter um interesse particular da indústria nacional de componentes automóveis, realça Nuno Peixinho,do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho. O professorcoordenou este trabalho, queresulta doprojeto "Melhoria de absorção de energia de impacto em componentes de alumínio utilizando iniciadores configuráveis provocados por aquecimento localizado", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
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(Pub. Dez/2012)