default-header-news
Academia, 10.12.2012
Investigadores da UMinho distinguidos com prémio europeu
UMinho
Um projeto do Departamento de Engenharia Biológica (DEB) da Universidade do Minho acaba de ser distinguido com a medalha de bronze nos European Environmental Press Awards e o Prémio Nacional de Inovação Ambiental 2012. A investigação em questão tem como objetivo desenvolver um serviço de captura e recuperação de fósforo, um recurso natural não renovável que pode ser aplicado em diversos setores de atividade.


A equipa vencedora é constituída pelo professor António Guerreiro de Brito e pelos investigadores Daniel Ribeiro e Gilberto Martins, ambos do grupo bio4Environment do DEB da Escola de Engenharia, com a parceria técnica de Cláudia Sil, diretora da ION - Environment and Business Consulting. "O fósforo rejeitado nas águas residuais ou lixiviado após a aplicação de fertilizantes é o fator que mais contribui para o desencadear dos processos de eutrofização de massas de água, fenómeno relevante a nível mundial e que afeta inúmeros ecossistemas aquáticos, lagos e barragens", explica o docente. O fósforo acumulado nas massas de água favorece o crescimento das cianobactérias e reduz a biodiversidade. As cianobactérias libertam toxinas com perigosidade para o ser humano e a sua ingestão é "um grave problema" de saúde pública.

O problema da eutrofização existe em Portugal e está diagnosticado. Na Europa, milhares de milhões de euros têm sido gastos no tratamento de águas residuais e na recuperação de lagos. Nos Estados Unidos da América, um estudo recente indicou que os prejuízos diretos e indiretos com a eutrofização atingiram cerca de 1.5 mil milhões de euros. "Além disso, o fósforo é um recurso natural escasso e não-renovável e, por isso, deve ser recuperado. Por tudo isto, o desenvolvimento de um serviço mais eficaz de captura de fósforo é uma necessidade ambiental e possui um potencial de mercado muito significativo", acrescenta António Guerreiro de Brito.

Projeto foi alvo de patente

O sistema foi desenhado para a sustentabilidade e concebido como um serviço de remoção de fósforo, conjugando a modelação matemática da água com a aplicação periódica de um material nanoporoso suportado em alumínio, regenerável. A tecnologia já foi objeto de um pedido de patente conjunto e conta ainda com o apoio da empresa Navarra Alumínios, um dos maiores produtores de alumínio em Portugal. A final do European Environmental Press Award realizou-se na França e teve na fase inicial cerca de 50 candidaturas de 17 países.

__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Dez/2012)

Arquivo de 2012