fotofad7689134edn
Academia, 02.12.2012
Investigadoras da UMinho homenageadas pela Sociedade Portuguesa de Senologia
Porto
Os grupos de investigação da Universidade do Minho liderados pelas investigadoras Fátima Baltazar (ICVS/Escola de Ciências da Saúde) e Margarida Casal (CBMA/Escola de Ciências) foram homenageados pela Sociedade Portuguesa de Senologia, pelo trabalho desenvolvido na área do cancro da mama. Os reconhecimentos foram entregues pelo presidente da Sociedade, Carlos Lopes, durante o VIII Congresso Nacional de Senologia, no Porto.

Foto (da esquerda para a direita: Odília Queirós (CESPU), Margarida Casal (CBMA-ECUM), Carlos Lopes (SPS), Fátima Baltazar (ICVS-ECS) e Celine Pinheiro (ICVS-ECS).

Os trabalhos destes grupos da UMinho na área do cancro da mama incluem a deteção precoce, a deteção de mutações e o estudo do metabolismo e exploração deste para desenvolver novas abordagens terapêuticas. No contexto do metabolismo tumoral, as proteínas transportadoras de lactato (MCTs) e outros marcadores metabólicos foram estudados em amostras humanas de vários tipos de cancro, estando assim a ser exploradas como novos alvos terapêuticos, além de veículo de entrada de novos medicamentos nas células tumorais, em modelos in vitro e in vivo .

As MCTs estão a ser muito estudadas e com resultados bastante promissores, tendo sido iniciados recentemente ensaios clínicos com inibidores específicos destas proteínas, pelo laboratório farmacêutico AstraZeneca. Para o sucesso deste trabalho das equipas de Fátima Baltazar e Margarida Casal, foram cruciais as colaborações com vários grupos de investigadores do Brasil, do Reino Unido, de Itália, dos EUA e de Portugal, destacando-se neste caso o IPATIMUP, liderado pelo professor Fernando Schmitt, que tem dedicado a maior parte da sua vida científica ao cancro da mama.

_________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem