ecs--91-570
Academia, 26.11.2012
“De Portas Abertas à Ciência e Tecnologia”
UMinho
De 21 a 23 de novembro, a Escola de Ciências (ECUM) e a Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho abriram as portas dos seus laboratórios e departamentos a mais de 1400 alunos do ensino básico e secundário.


O objetivo passou por "despertar nos mais novos o fascínio pela ciência. Achamos que a melhor forma de o fazer é trazer os jovens para os nossos laboratórios para que por um dia possam ser eles próprios a fazer as experiências", explica Nuno Osório, coordenador desta iniciativa que se insere na Semana da Ciência e Tecnologia.

Provenientes de 22 escolas do país, que este ano, ao contrário de anos anteriores, pertenceram apenas à região do Minho, puderam assistir a sessões como "Língua para que te quero", "Onde está a Física?", "Mãos à Robótica", "3D em Cinema, TV e Jogos", "Vibrações e Ondas Sonoras", "Micróbios que nos rodeiam", "Química para pequenos cientistas" e "Ponto a Ponto enche a Ciência o Espaço", organizados pela ECUM.

Por sua vez, a ECS e o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) juntaram-se à agência nacional Ciência Viva no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, onde as atividades preparadas, em função do ciclo de estudos, abrangiam temas como "Enganando os sentidos", "A vida que não se vê", "O Embrião", "O arco-íris", "Saúde Engenhocas" e "Treino Cirúrgico", "Ácidos e Bases", "Hoje vou ser Médico", "Radiação" entre outras.

Estas atividades que funcionaram ao longo dos três dias e causaram um "enorme entusiasmo nos participantes quando observavam pela primeira vez o bater do coração de um embrião de galinha, ou quando, por exemplo, viam ao microscópio a beleza e a diversidade de um mundo de vida que nunca tinham visto mas que está em toda a parte e tomavam consciência que há microrganismos na água da chuva, nas nossa mãos, nas nossas bochechas, etc." , afirma o coordenador. De todos os participantes, 400 foram para as atividades nas áreas da saúde e da vida, organizadas pelo ICVS/ECS. Desde 2006, ano em que se organizou pela primeira vez este evento, a ECS aponta para a participação de mais de 3 mil alunos. Uma atividade que envolve o trabalho voluntário de mais de 70 investigadores e alunos.

Num balanço final dos três dias dedicados à Ciência e Tecnologia, "há um enorme sentimento de dever cumprido" nas palavras de Nuno Osório que afirma que "foi com enorme alegria" que assistiram ao entusiasmo dos jovens participantes e acrescenta: "Recebemos excelentes comentários por parte dos nossos participantes e consideramos que o evento foi mais uma vez um enorme sucesso e que todos os nossos objetivos foram atingidos."

Texto: Amália Carvalho

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Nov/2012)

Arquivo de 2012