O vice-reitor para o Empreendedorismo e Inovação, José F. G. Mendes, sublinha: "A UMinho tem já uma longa tradição neste Concurso Nacional. Mercê da proximidade crescente das empresas, três dos quatro prémios deste ano foram atribuídos a produtos que incorporam tecnologias resultantes da investigação nesta Universidade. A UMinho está, deste modo, a operar uma importante transformação na valorização do conhecimento que produz, uma vez que tem privilegiado a respetiva colocação no mercado através de empresas com quem mantém parcerias muito próximas".
Na categoria Clean Tech & Processos Industriais destacou-se o NanoPurifying System, o primeiro sistema a conseguir tratar e descontaminar ar à escala industrial. O projeto é uma parceria da OCRAMclima e da UMinho, sendo coordenado pelo professor Amaral Nunes, do Departamento de Engenharia Mecânica. A inovação destina-se quer a unidades de tratamento de ar como para uso comercial.
No setor de Recursos Naturais & Alimentação venceu o projeto PNA-FISH, uma técnica inédita de diagnóstico rápido de microrganismos com base na utilização de ácidos nucleicos. Foi criado pela Biomode, uma spin-off nascida no Departamento de Engenharia Biológica da UMinho, que pretende comercializar métodos de diagnóstico moleculares baseados naquela tecnologia, com aplicabilidade ao nível agroalimentar e clínico.
Na rubrica Tecnologias da Saúde e Biotecnologia foi eleito o Porto Knee Testing Device (PKTD), um dispositivo médico que promete revolucionar a avaliação das lesões nos joelhos dos desportistas, com ressonância magnética e TAC dinâmicos. É desenvolvido pela Clínica Espregueira-Mendes com a parceria do Grupo 3B?s - Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis da UMinho.
_________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109/28
| 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Nov/2012)