O livro revela uma nova face da mulher de D. João II e cruza fontes transnacionais, explicando por exemplo como a monarca ficou acamada muitos anos após uma doença grave e lidou com a morte precoce do seu único filho, mas não deixou de ser bastante poderosa e rica, ao deter o maior centro de produção e exportação de açúcar (Madeira) na Europa e ao influenciar inclusive os reis católicos e a Santa Sé para não haver um filho bastardo no trono, o que marcou a História dinástica portuguesa. A publicação faz parte da série "Rainhas de Portugal" do Círculo de Leitores, a primeira grande história das 32 rainhas consortes do país em 18 volumes inéditos, que Isabel Sá cocoordena.
O Prémio a Isabel Sá, atribuído pelos municípios de Ponte de Lima e Lamego, visa reconhecer e incentivar estudos de investigação em História Medieval Portuguesa e homenagear Armando de Almeida Fernandes (autor de uma notável obra histórica), desejando que sirva de estímulo e exemplo aos vindouros e promova o estudo da História.
Isabel dos Guimarães Sá nasceu em Paris, França, e doutorou-se no Instituto Universitário Europeu, em Florença, Itália. Trabalha sobre o período moderno e é uma investigadora de referência na história das Misericórdias em Portugal e do seu império. É professora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, diretora do mestrado em História e investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, tendo já sido bolseira na John Carter Brown Library, nos EUA. Publicou cinco livros e inúmeros artigos, comunicações e capítulos em diversas obras. É cocoordenadora da série "Rainhas de Portugal", sendo da sua lavra três biografias: D. Leonor de Lencastre, Isabel e Maria de Castela e Aragão.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Nov/2012)