Os grandes vencedores da edição deste ano, Jorge Costa (18 anos) e Cláudia Tomé (19 anos) tiveram direito a umpackde tratamento corporal para cada um, a possibilidade de ser agenciados na DLX Models e ainda a oportunidade de trabalhar durante um ano com diferentes lojas/marcas intervenientes tais como a Boneca, Skills, Sucre et Sel, Fred Perry e Valdemar. Para a vencedora, que estuda no segundo ano do curso de Sociologia, conseguir a vitória foi "muito bom e gratificante" e realça que o mais importante, "apesar de parecer cliché", foi os momentos que passou com todos os participantes, considerando que estão todos de parabéns e em especial o Jorge Costa que na sua opinião foi o "justo merecedor". Com um interesse pelo mundo da moda que já vem de trás e com vontade de ter alguma saída neste ramo, para o manequim premiado a vitória "teve um significado especial" e explica: "foram os meus doutores que me inscreveram e quando aceitei ir foi para me divertir, para ter uma nova experiência, nunca pensei ganhar". Felicitando igualmente os restantes participantes e o trabalho de Sofia Almeida, a responsável pelo evento, dá também os parabéns a Cláudia Tomé que "mereceu ter ganho", não deixando ainda de agradecer a quem o apoiou desde o início.
Na passarela
desfilaram 16 manequins, os finalistas de um total com 80
candidatos, aproximadamente. Estes jovens, com idades
compreendidas entre os 18 e os 23 anos, passaram nos quatro
castings
organizados entre junho e novembro e puderam
participar em algumas atividades preparatórias para a gala final,
como por exemplo, uma sessão fotográfica coordenada pelo designer
Ricardo Andrez.
Com o objetivo de
abranger "peças para todas as idades e gostos" o Departamento
Saídas Profissionais e Empreendedorismo da AAUM, responsável pela
organização do desfile, preocupou-se em integrar marcas
completamente distintas como: SMK, Elsa Barreto e Fred Perry,
entre outras, e ainda as roupas da autoria dos alunos de Design e
Marketing de Moda. Algumas das peças que se fizeram desfilar no
corpo dos manequins eram "completamente originais" e
"exclusivas", como foi o caso da coleção de Gabriela de Azevedo,
consultora de imagem e proprietária da loja Boneca.
A organização do
evento, na opinião de Elsa Barreto esteve "fantástica". O único
senão foi o facto de estar "muito frio", afirma. De resto,
considerou que os manequins "estavam muito bem, desde o cabelo, a
maquilhagem...", acrescentado que "lá dentro [nos bastidores]
estavam muito bem coordenados entre eles"não lhe tendo dado
trabalho nenhum.
Atentos à
irreverência, ao à vontade, à capacidade de encarnar cada
coordenação e à evolução dos jovens ao longo dos
castings
, os elementos do júri avaliaram as performances
de cada candidato. No banco dos jurados tiveram assento:
dirigentes da AAUM, responsáveis pela direção do curso de DMM,
alguns lojistas, estilistas, patrocinadores do evento, bem como
antigos vencedores do University Fashion.
Para Sofia Almeida,
Diretora do Departamento Saídas Profissionais e Empreendedorismo
e responsável pelo University Fashion, o balanço é "extremamente
positivo" e a produção foi "fora de série". Para Sofia, a
associação com a Capital Europeia da Cultura permitiu uma
aproximação entre o projeto, os estudantes e a comunidade local e
acima de tudo, constitui-se como prova de que a AAUM "é capaz de
realizar eventos de elevada qualidade e com um forte impacto na
comunidade. Do feedback
que recebeu dos aderecistas e
manequins salientou-se o "profissionalismo" e o "grau de
exigência" da experiência.
Este ano, o tema do
desfile foi o "Efeito Borboleta" onde "com um bater de asas tudo
pode mudar". Trata-se de uma convicção por parte da AAUM de que a
participação no University Fashion traz potencialmente novas
oportunidades, numa experiência que os participantes
"provavelmente nunca teriam tido antes", afirma a responsável
pelo desfile.
Texto e Fotografia: Amália Carvalho
(Pub. Nov/2012)