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Academia, 13.11.2012
Jorge Costa e Cláudia Tomé foram os grandes vencedores do University Fashion 2012
Guimarães
Na noite de sexta-feira, 9 de novembro realizou-se a finalíssima de mais uma edição do University Fashion que teve lugar no Instituto de Design de Guimarães, com a presença especial de Dânia Neto, apresentadora do evento, que foi vestida por Elsa Barreto que também esteve presente no evento. No final da noite o júri elegeu Jorge Costa e Cláudia Tomé como vencedores de 2012.


Os grandes vencedores da edição deste ano, Jorge Costa (18 anos) e Cláudia Tomé (19 anos) tiveram direito a umpackde tratamento corporal para cada um, a possibilidade de ser agenciados na DLX Models e ainda a oportunidade de trabalhar durante um ano com diferentes lojas/marcas intervenientes tais como a Boneca, Skills, Sucre et Sel, Fred Perry e Valdemar. Para a vencedora, que estuda no segundo ano do curso de Sociologia, conseguir a vitória foi "muito bom e gratificante" e realça que o mais importante, "apesar de parecer cliché", foi os momentos que passou com todos os participantes, considerando que estão todos de parabéns e em especial o Jorge Costa que na sua opinião foi o "justo merecedor". Com um interesse pelo mundo da moda que já vem de trás e com vontade de ter alguma saída neste ramo, para o manequim premiado a vitória "teve um significado especial" e explica: "foram os meus doutores que me inscreveram e quando aceitei ir foi para me divertir, para ter uma nova experiência, nunca pensei ganhar". Felicitando igualmente os restantes participantes e o trabalho de Sofia Almeida, a responsável pelo evento, dá também os parabéns a Cláudia Tomé que "mereceu ter ganho", não deixando ainda de agradecer a quem o apoiou desde o início.

Na passarela desfilaram 16 manequins, os finalistas de um total com 80 candidatos, aproximadamente. Estes jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos, passaram nos quatro castings organizados entre junho e novembro e puderam participar em algumas atividades preparatórias para a gala final, como por exemplo, uma sessão fotográfica coordenada pelo designer Ricardo Andrez.


Com o objetivo de abranger "peças para todas as idades e gostos" o Departamento Saídas Profissionais e Empreendedorismo da AAUM, responsável pela organização do desfile, preocupou-se em integrar marcas completamente distintas como: SMK, Elsa Barreto e Fred Perry, entre outras, e ainda as roupas da autoria dos alunos de Design e Marketing de Moda. Algumas das peças que se fizeram desfilar no corpo dos manequins eram "completamente originais" e "exclusivas", como foi o caso da coleção de Gabriela de Azevedo, consultora de imagem e proprietária da loja Boneca.

A organização do evento, na opinião de Elsa Barreto esteve "fantástica". O único senão foi o facto de estar "muito frio", afirma. De resto, considerou que os manequins "estavam muito bem, desde o cabelo, a maquilhagem...", acrescentado que "lá dentro [nos bastidores] estavam muito bem coordenados entre eles"não lhe tendo dado trabalho nenhum.

Atentos à irreverência, ao à vontade, à capacidade de encarnar cada coordenação e à evolução dos jovens ao longo dos castings , os elementos do júri avaliaram as performances de cada candidato. No banco dos jurados tiveram assento: dirigentes da AAUM, responsáveis pela direção do curso de DMM, alguns lojistas, estilistas, patrocinadores do evento, bem como antigos vencedores do University Fashion.  


Para Sofia Almeida, Diretora do Departamento Saídas Profissionais e Empreendedorismo e responsável pelo University Fashion, o balanço é "extremamente positivo" e a produção foi "fora de série". Para Sofia, a associação com a Capital Europeia da Cultura permitiu uma aproximação entre o projeto, os estudantes e a comunidade local e acima de tudo, constitui-se como prova de que a AAUM "é capaz de realizar eventos de elevada qualidade e com um forte impacto na comunidade. Do feedback que recebeu dos aderecistas e manequins salientou-se o "profissionalismo" e o "grau de exigência" da experiência.

Este ano, o tema do desfile foi o "Efeito Borboleta" onde "com um bater de asas tudo pode mudar". Trata-se de uma convicção por parte da AAUM de que a participação no University Fashion traz potencialmente novas oportunidades, numa experiência que os participantes "provavelmente nunca teriam tido antes", afirma a responsável pelo desfile.

Texto e Fotografia: Amália Carvalho


(Pub. Nov/2012)

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