O Governo apresenta esta sexta-feira, às 14h30, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, o Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) e a Iniciativa +Empresas. A divulgação está a cargo do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, e do coordenador nacional do +e+i, João Fernandes, que intervêm após as boas-vindas do reitor António M. Cunha. A entrada é livre.
Decorrem no próximo dia 30 de Novembro, sexta-feira, as eleições para os corpos diretivos da Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM). As urnas estarão abertas das 17h00 às 20h00 na sede da AAEUM, na rua D. Pedro V. As eleições decorrem também por correio, sendo que os sócios já foram contactados nesse sentido.
Filipe Venade de Sousa, ex-aluno da Escola de Direito da Universidade do Minho, acaba de receber o Prémio Maria Cândida da Cunha, pelo trabalho ?Os Direitos das Pessoas Surdas como questão dos Direitos Humanos: Sem Língua Gestual, não há Direitos Humanos?. Este galardão do Instituto Nacional para a Reabilitação visa distinguir projetos científicos de excelência elaborados por estudantes universitários nas áreas da deficiência e da reabilitação.
Luciana Gomes, doutoranda da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, acaba de receber o prémio de Melhor Comunicação Oral no II Congresso de Cuidados Paliativos, no Porto. O trabalho "Avaliação da fadiga em cuidados paliativos: Adaptação de instrumentos de medida para a população portuguesa" teve como objetivo produzir uma versão portuguesa das principais escalas utilizadas para avaliar a fadiga em pessoas com esclerose múltipla. A fadiga é vista como um dos sintomas mais frequentes e debilitantes em situações de cuidados paliativos.
A terceira edição do Fórum UMinho no ano letivo 2012/13 convida à participação dos estudantes do 1º ciclo e mestrado integrado para reunirem com o Reitor, na próxima quarta-feira, dia 28 de novembro, às 14h30 no auditório B1 do CP II (Gualtar, Braga) e às 17h no auditório B1.10 (Azurém, Guimarães). Os temas em destaque são: condições de estudo, implicações dos cortes orçamentais, reconhecimento da UMinho na região e propinas.
O CeSIUM, como entidade com consciência social, não podia deixar passar esta quadra indiferente às várias causas de solidariedade que por esta altura são levadas a cabo por várias instituições. Associa-se assim ao Banco Alimentar contra a fome na campanha de recolha de alimentos a nível nacional que a instituição leva a cabo no dia 1 e 2 de Dezembro em vários hiper e supermercados.
A Escola de Economia e Gestão promoveu no passado dia 21 de novembro a 2ª edição do EEGBusiness Day 2012. Submetido ao tema "Pointing Your Way", o evento teve como principal objetivo aproximar os alunos das licenciaturas e dos mestrados da EEG da vida das empresas, alertando-os para as competências que o mercado espera deles.
O Centro de Física da Universidade do Minho está a testar a eficácia de um dispositivo médico para diminuir a progressão da miopia, sem recorrer a qualquer fármaco. A investigação faz parte daquele que é até agora o maior ensaio clínico mundial do género, envolvendo mais de 300 crianças dos 8 aos 12 anos. No projeto, que se prolonga por três anos, estão ainda centros de investigação do Canadá, Reino Unido, Singapura e Hong Kong.
O Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais (CECRI) da Universidade do Minho promove esta segunda e terça-feira, dias 26 e 27, uma simulação da assembleia-geral da Organização das Nações Unidas. A iniciativa visa dar a conhecer a burocracia da ONU, debater alguns dos temas em voga na política internacional e dar aos participantes a oportunidade de melhorar as suas técnicas de negociação. Os cerca de quarenta alunos inscritos terão que assumir o papel de delegados de um Estado membro junto das Nações Unidas e defender a sua posição externa, à semelhança daquilo que acontece nos bastidores da ONU.
Isabel Sá, professora do Departamento de História da Universidade do Minho, recebe esta sexta-feira, dia 23, às 17h30, no auditório municipal de Ponte de Lima, o Prémio A. Almeida Fernandes 2012, pela sua obra "De princesa a rainha-velha: Leonor de Lencastre".