Serão abordados temas como o tráfico de seres humanos, a nova onda imigratória, os refugiados, os prisioneiros de guerra, o Estado Palestiniano, os direitos na "Idade Mídia" e no espaço cibernético, a adoção de crianças, o fim de vida, a discriminação por género e por HIV, entre outros.
A abertura conta às 9h30 com intervenções do reitor da UMinho, Antonio M. Cunha, do presidente da Escola de Direito, Mário Monte, do diretor do Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos, Pedro Bacelar de Vasconcelos, da diretora do mestrado em Direitos Humanos, Sofia Oliveira, e da aluna representante da organização, Larissa Coelho. Após a sessão será lançado o livro "Violência Doméstica e Migrações - Estudo Comparado das Legislações Portuguesa, Brasileira e Espanhola Sobre Violência Doméstica em Comunidades de Imigrantes", de Olívia Maria Cardoso Gomes.
"Pretende-se levar ao conhecimento da academia e da sociedade em geral os ensinamentos do que são os Direitos Humanos, os seus âmbitos e aspetos, demonstrando que todos, individual e coletivamente, estamos envolvidos com estas questões", referem os organizadores, que vão divulgar também os seus estudos do mestrado. O evento tem apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, das editoras Quid Juris e Juruá, da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude, da Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura e da Cruz Vermelha de Braga.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Out/2012)