A condecoração foi proposta pela Escola de Arquitetura da UMinho (EAUM), que Nuno Portas ajudou a fundar. O reputado arquiteto, professor e urbanista formou também boa parte dos docentes que compõem os quadros da EAUMe participa em diversas atividades extracurriculares para melhorar os projetos desta Escola. Para além disso, tem uma ligação de três décadas à região, nomeadamente como consultor do Município de Guimarães e dos planos de ordenamento do Vale do Ave.
Nuno Rodrigo Martins Portas nasceu em Vila Viçosa em 1934 e é pai de Paulo (ministro da Defesa), Miguel (eurodeputado, já falecido) e Catarina (jornalista, empresária). Recebeu diversas distinções, como o Prémio Abercrombie e a Grande Cruz da Ordem do Infante, foi consultor da ONU e da UE e colaborou em planos territoriais de quatro continentes. É professor emérito da Universidade do Porto e também doutorhonoris causapelo Politécnico de Milão e pela Universidade de Aveiro. No pós-Abril de 1974 fez parte dos três primeiros governos provisórios como secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. Publicou inúmeros livros, artigos e tem-se dedicado à investigação e produção teórica, sendo o presidente da associação EUROPAN.
Em 38 anos de existência, a UMinho atribuiu 12 doutoramentoshonoris causa, designadamente a Joaquim Chissano, antigo Presidente da República de Moçambique; Michel Maffesoli, professor da Universidade de Paris Descartes ? Sorbonne; José Veiga Simão, ministro da Educação em 1970-74; Joaquim Pinto Machado, membro da Comissão Instaladora da UMinho e uma referência na educação médica, entre outros. Este título honorífico é concedido a pessoas eminentes que se tenham destacado pela sua reputação, mérito ou ações na sociedade.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Out/2012)