"O assistente virtual mostrou-se pró-ativo, conseguindo interpelar e captar a atenção dos visitantes quando estes se encontravam próximos do quiosque, tecer comentários consoante a atividade das pessoas e disponibilizar de forma inovadora e atrativa informação sobre a entidade e os respetivos produtos",explica Pedro Ribeiro, coordenador do projeto presente no evento que reuniu 1.573 expositoresde renome internacional. "Este tipo de solução é uma mais-valia para o marketing empresarial, uma vez que permite acrescentar um cunho diferenciador", acrescenta.
O assistente virtual
está integrado num quiosque de informação, constituído por um
ecrã de controlo horizontal que possibilita a interação e
navegação no catálogo através do multitoque e outro vertical onde
se encontra o assistente. Esta inovação pode ser aplicada em
diversas vertentes, nomeadamente em sistemas de assistência,
jogos de computador, terapias psicológicas, treinos,
entretenimento educativo, arte, criatividade e entretenimento,
livros digitais e publicidade.
Tecnologia apoiada pelo ON2, QREN e
FEDER
A solução foi desenvolvida no âmbito do projeto TOPIC SHOE, cujo objetivo foi a utilização de assistentes virtuais no setor do calçado, de forma a fornecer informações sobre os modelos apresentados no catálogo, o aconselhamento na parametrização das cores e comparação de modelos, bem como o registo de opiniões dos utilizadores.
Este projeto é cofinanciado pelo ON2 - Programa Operacional Regional do Norte, pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional e pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regionale conta com a parceria das empresas Jefar, Mind, Oficina Soluções, CTCP, Joaquim José Heitor e Klaveness.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Out/2012)