default-header-news
Academia, 03.10.2012
Alunas da UMinho apresentam projeto vencedor do “Semibreve Award”
UMinho
O projeto interativo "Entra na Minha Casa", de duas alunas da Universidade do Minho e que venceu o concurso internacional Semibreve Award, é apresentado ao vivo esta sexta e sábado, dias 5 a 6, no Theatro Circo de Braga. O projeto desafia o público a filmar cenas do quotidiano caseiro e insere-se no Festival Semibreve, ligado à arte digital e música eletrónica.


As alunas Ana Carina Figueiredo e Teresa Abreu, do mestrado em Tecnologia e Arte Digital da UMinho, definem "Entra na Minha Casa" como uma reflexão acerca dos limites da privacidade e intimidade, proposta pela dimensão do artefacto (uma casa em pequena escala) e pelo seu caráter colaborativo. Os utilizadores são convidados a partilhar curtos excertos em vídeo dos seus hábitos domésticos através da rede social Facebook, explorando-se a dicotomia entre espaço público e espaço privado. Os vídeos irão ser visualizados nos compartimentos da casa, passando a fazer parte da esfera pública quando os visitantes espreitarem para o seu interior.Cozinhar, maquilhar o rosto, tocar guitarra e tomar banho são alguns dos conteúdos evocados.

As autoras pretendem que o projeto "chegue ao maior número possível de pessoas, formando uma rede global e heterogénea, em que a partilha de gestos simples e vivências comuns ganhem interesse quando comparados e partilhados". A primeira edição do Semibreve Award, com umprize moneyde 2500 euros, teve 37 candidatos de 18 países, como Áustria, Canadá, Coreia do Sul, Malásia, Inglaterra, Singapura ou Japão. Ana Figueiredo, aveirense de 29 anos, e Teresa Abreu, vimaranense de 36 anos, ficaram "orgulhosas com a distinção", que "reconhece a qualidade dos projetos de arte digital interativa desenvolvidos no meio académico".O galardão teve apoio do engageLab e da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude (CEJ).

O Festival Semibreve alia até sábado a componente da inovação, investigação e tecnologia ao domínio da cultura e das artes. O Theatro Circo, em Braga, e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebem concertos, instalações, workshops e uma mostra de trabalhos produzidos pelo Centro de Computação Gráfica e pelo Departamento de Sistemas da Informação da UMinho. Esta segunda edição faz parte dos programas da CEJ e da Guimarães 2012: Capital Europeia da Cultura, pretendendo ser um evento agregador das duas capitais europeias.


__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Out/2012)

Arquivo de 2012