As famílias portuguesas poupam cada vez menos e endividam-se cada vez mais... Fazer face aos encargos torna-se complicado para os casais, principalmente para aqueles que decidem separar-se. Apesar de a crise económica não ser o fator impeditivo ao divórcio, esta é uma realidade que dificulta a decisão. "Quem contrai uma dívida superior ao seu vencimento, fá-lo a contar também com o salário do companheiro.Acaba por ser mais fácil viver a dois, uma vez que nem sempre a pessoa só ou divorciada consegue assumir a responsabilidade de um empréstimo", explica a professora Cristina Dias, da Escola de Direito da Universidade do Minho, que dedicou o seu doutoramento à responsabilidade dos cônjuges perante dívidas.
Cátia Guimarães, ex-aluna do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, foi recentemente distinguida com o prémio "Business Leader of Tomorrow", atribuído pelo secretário de Estado para os Negócios, Inovação e Competências do Reino Unido, Vince Cable.
O azeite do sudoeste da Europa, que representa 47% da produção mundial, terá a partir de 2013 uma ecoetiqueta que garante o respeito pelas normas ambientais e a indicação da pegada de carbono no processo produtivo. A investigação envolve o CVR - Centro para a Valorização de Resíduos da Universidade do Minho, a Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD) e quatro centros tecnológicos de França e Espanha. O consórcio designa-se OiLCA e é cofinanciado pelo FEDER ao abrigo do programa Interreg IV B SUDOE.
Um estudo da Universidade do Minho revela que a exposição intrauterina a glucocorticóides (GC) sintéticos, substância dada a 10% das grávidas, pode contribuir para que o futuro adulto desenvolva ansiedade excessiva e depressão e, ainda, seja afetado negativamente no comportamento sexual, caso seja do sexo masculino. A investigação acaba de ser publicada na revista internacional Psychopharmacology.
No passado dia 28 de Janeiro, Sábado, Guimarães foi o palco escolhido para a realização da iniciativa "Mi Casa es tu Casa". Assim sendo, desde o 12:00 até às 24:00 decorreram 45 formações e 90 momentos musicais, concretizando-se numa maratona de concertos ao domicílio. Todo este conceito foi idealizado por Fernando Alvim, comediante português, encontrando-se dinamizado no programa de Guimarães 2012 CEC.
Rui Martins, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, recebe esta terça-feira, dia 31, em Lisboa, o Prémio CNOIV 2011 para a melhor comunicação nacional de jovem investigador na categoria de Viticultura. Esta iniciativa é promovida pelo núcleo português da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e visa reconhecer e apoiar a investigação nacional desenvolvida no sector vitivinícola
O BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho promove este semestre uma diversificada oferta de formação em línguas, a decorrer nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). O plano inclui idiomas como o Árabe, o Espanhol, o Francês, o Inglês, o Alemão, o Italiano, o Russo, o Checo, o Húngaro, o Turco, o Galego, o Japonês e o Português como Língua Estrangeira. As inscrições estão abertas.
Olga Cunha, doutoranda da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, acaba de desenvolver um programa nacional inédito e multidisciplinar para agressores conjugais em grupo. O plano de intervenção já foi aplicado em vários indivíduos encaminhados por entidades judiciais e instituições de apoio e vai ser testado numa cadeia portuguesa já este mês. O objetivo é implementá-lo em todas as instituições prisionais. A investigação foi recentemente publicada na Revista do Ministério Público.
Quando o empregado do restaurante traz a sopa, pomos de lado o garfo e pegamos na colher. As células fazem algo semelhante, produzindo proteínas responsáveis pela entrada dos nutrientes disponíveis ou preferidos e destruindo as proteínas que não são necessárias. Um estudo da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) descobriu uma molécula-chave envolvida neste processo de destruição de proteínas na célula. A investigação acaba de ser publicada no conceituada revista "Journal of Cell Biology".
Sabia que a cada ano são desenvolvidas seis milhões de úlceras de pressão na Europa e nos EUA? Esta importante causa de mortalidade e comorbilidade encontra resposta no projeto Sense4me, cuja finalidade é criar colchões, almofadas e coberturas capazes de monitorizar a pressão, temperatura e humidade exercidas em zonas do corpo que estão permanentemente em contacto com superfícies de suporte.
Sara F. Costa, licenciada em Línguas e Culturas Orientais e mestre em Estudos Interculturais: Português/Chinês pela Universidade do Minho, apresenta esta quinta-feira, dia 26, o livro de poesia "O Sono Extenso", que acaba de receber o Prémio João da Silva Correia. A sessão vai decorrer às 18h00, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
No âmbito do evento Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura, a organização do evento optou por elaborar um programa de voluntariado, destinando-se a todos que pretendessem contribuir para a construção da identidade deste projeto.