world4gwef
Academia, 19.09.2012
UMinho acolhe alunos de 65 nacionalidades
UMinho
Decorreu no passado dia 18, a cerimónia de acolhimento aos estudantes ERASMUS, com isso a Universidade do Minho (UMinho) cumpriu o seu papel de agente integrador nesta sociedade global e multicultural. Este ano a UMinho recebeu cerca de 350 estudantes de 65 nacionalidades, com representantes dos cinco continentes que chegaram ao abrigo do programa de mobilidade e cooperação estudantil - ERASMUS.


A internacionalização é uma das grandes apostas da UMinho, e este acolhimento aos estudantes estrangeiros é um bom exemplo dessa aposta, que pretendeu acolher, informar e integrar da melhor forma estes estudantes estrangeiros para que tenham a melhor estada na Academia Minhota.

Como já é hábito, a UMinho acolhe todos os anos centenas de alunos oriundos de diversas partes do mundo, este ano, mais uma vez, os anfiteatros B1 e B2 do CP2 em Gualtar foram pequenos para acolher tantos estudantes estrangeiros que escolheram a UMinho e Portugal como destino por um ou dois semestres. A sessão que foi organizada pelos Serviços de Relações Internacionais da UMinho, foi o primeiro ato de um dia repleto de atividades com vista ao envolvimento e socialização destes estudantes.


A dar as boas vindas às centenas de novos alunos de intercâmbio estiveram a Dra. Adriana Carvalho, Diretora dos Serviços de Relações Internacionais . Sendo vários os objetivos e propósitos da escolha da UMinho por estes estudantes, para Adriana Carvalho, estes estudantes devem tentar "fazer a diferença", pois segundo esta "cada vez mais as empresas de recrutamento exigem experiencia internacional", asseverando ainda que "em qualquer entrevista conseguimos perceber se essa experiencia foi simplesmente de turismo internacional ou uma verdadeira experiencia académica, que teve todo o valor acrescentado do ponto de vista pessoal". Adriana Carvalho aconselhou ainda durante a sessão para que estes estudantes "tirem o máximo proveito desta estada aqui. Utilizem a instituição, utilizem este vosso período de mobilidade para crescerem a todos os níveis, não só como seres humanos, mas também como cidadãos deste mundo e como futuros profissionais científicos e académicos" disse.

ADiretora dos Serviços de Relações Internacionais, aproveitou ainda a sessão para algumas explicações, tendo sido entregue um dossier com documentos e informações importantes para que estes estudantes estrangeiros iniciem da melhor forma o seu trajeto na UMinho, sendo de especial importância a validação da sua inscrição na UMinho e validação do plano de estudos.


Após isso, e sendo objetivo dar a conhecer aos estudantes ERASMUS o que de melhor tem o nosso país, no intervalo da sessão foram distribuídos os famosos Pastéis de Nata. Na retoma, e durante cerca de 01h30, os ERASMUS ficaram a conhecer um pouco mais daquilo que a UMinho tem para lhes oferecer, com apresentações doGabinete de Apoio aos Estudantes, Associação Académica da Universidade do Minho, Serviços de Documentação e Serviços de Acção Social. 

Após o almoço, estes alunos participaram numa prova de orientação coordenada pelo DDC dos SASUM. Esta prova de orientação teve como objetivo dar a conhecer o Campus de Gualtar, tendo como objetivo ainda ser uma boa oportunidadede estes estudantes se conhecerem uns aos outros através desta atividade desportiva.

Texto: Ana Marques 


(Pub. Set/2012)

Arquivo de 2012