Beatriz Pereira confirma - através de vários estudos recentes noCentro de Investigação em Estudos da Criança da UMinho - que a sugestão das duas rodas não vem por acaso. "Nos países nórdicos, onde há muito frio, vê-se de manhã pais e filhos a pedalar de casa até à escola e, ao fim do dia, regressam. Até os alunos e professores universitários o fazem", realça. A docente nota que a distância média do aluno português até à instituição de ensino é de três a cinco quilómetros e que não é preciso criar propriamente trajetos velocipédicos ou acessos especiais: "Onde circula um automóvel pode circular uma mota ou uma bicicleta, basta haver uma cultura de respeito pelo outro".
A caminhada para a, e da, escola era comum há poucos anos, mas hoje as crianças chegam "mesmo à porta" da instituição através do automóvel ou autocarro, impedindo a realização da atividade física nas suas rotinas diárias. Aliás, o período dedicado à Educação Física na escola é de 90 mais 45 minutos, claramente inferior aos 60 minutos diários recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Beatriz Pereira assinala que, para evitar jovens obesos e o sedentarismo, a resposta "tem que vir de períodos informais", como o desporto escolar e as atividades extracurriculares, sejam estas federadas ou de lazer/aprendizagem, como natação, judo e ballet.
A também diretora do mestrado em Ensino de Educação Física e doDepartamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física (DTEEAF) da UMinhosalienta ainda a necessidade de "educar para a segurança" junto dos alunos e pais, bem como dos cidadãos em geral, de forma a ser respeitada a circulação de bicicletas nas ruas e passeios, preparar os acessos em particular junto às escolas (atualmente espaços destinados a automóveis para transporte de alunos) e o respetivo parqueamento em condições seguras. "É importante realizar também uma campanha de valorização das crianças que usam as bicicletas, com um slogan como - Andar de bicicleta é fixe!'", remata.
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(Pub. Set/2012)