dpp-a71730ff--1-
Academia, 29.08.2012
Séniores muito ativos em Aula de aeróbica
A decorrer na UMinho a última semana do Projeto "Envelhecimento + Ativo" e a meio desta, os 140 participantes têm mostrado o que é envelhecer saudavelmente. A vivenciarem uma semana pensada e programada para si, estes maiores de sessenta anos têm assistido a palestras e realizado atividades que os ensinam como melhorar a sua qualidade de vida, como serem mais autónomos e independestes, ou seja, como ser um idoso ativo com hábitos de vida saudáveis.


Hoje, e quando estamos a meio da semana, os participantes experimentaram, talvez, a atividade mais enérgica do programa - a aula de aeróbica. Uma aula bem puxada, mas que os séniores executaram como autênticos jovens, fazendo todos os exercícios e coreografias na perfeição! Mas mais importante que o exercício, era ver a cara de felicidade dos participantes "foi excelente, diverti-me imenso e o professor é muito bom? diziaMaria Ferreiro, uma participante espanhola. No final, muito cansados e a suar, os participantes ainda diziam "queremos mais", outros afirmavam "estamos exaustos mas foi muito".Atividades como esta são muito importantes para a atividade motora destes séniores, para além de favorecer a sua integração socialmente, inter-relação e claro está, deixa-los mais felizes.

Abrangendo uma grande diversidade de pessoas, com mais ou menos dificuldades físicas e motoras, de idades diferenciadas, com ideias e culturas diferentes, e até idioma diferente, o programa procurou ajustar-se a todos, e por isso enquanto uns suavam com o exercício físico, outros "suavam" com os exercícios mentais, fazendo atividades de desenvolvimento cognitivo. Como foi o caso do Sr. Júlio Varajão que veio daCSP Campos, para quem estes dias inserido no projeto"Envelhecimento + Ativo" têm sido "um espetáculo" não sabendo inicialmente bem para o que vinha, nem para onde vinha "isto está a superar as minhas expectativas, está tudo ótimo" afirmava. A gostar de todas as atividades em que tem participado, para este as que puxam pela cabeça são as melhores "esta tem sido excelente pois puxa pela nossa imaginação e criatividade. Isto faz-me lembrar os tempos em que era mais jovem e fazia muitas atividades físicas e mentais" disse.

Com os dias preenchidos de manhã à noite, as múltiplas atividades abrangem exercícios físicos, dançar, cantar, passear, desenvolver capacidades cognitivas e de interação social, etc. Dias cheios de atividade, onde para além do dinamismo físico implementado, a participação dos idosos nestes grupos leva a um aprendizado, uma vez que compartilham ideias e experiências, mas sobretudo aprendem a ser cidadãos ativos.


No de ontem, e hoje à tarde, o grupo fez atividade de reconhecimento, visitando os centros históricos de Braga e Guimarães e ainda o Bom Jesus "tem sido muito bom, pensei que não íamos ter tantas atividades, mas estou a gostar muito" afirmava Maria dos Santos deVNCerveira.

Para amanhã, o grupo passará a manhã à beira mar em Esposende, o almoço será perto do rio, onde durante a tarde farãojogos tradicionais galegos e portugueses promovendo-se desta forma a sociabilização, o exercício e o convívio entre todos.

Na Sexta-feira, último dia da atividade, o grupo será dividido em dois, e enquanto uns vão assistir a uma palestra sobre "Saúde e nutrição", os outros vão rir, rir muito com o "Yoga do Riso", depois a posições invertem-se.

Após o almoço realizar-se-á a foto de grupo que ficará para a posterioridade como um dos grupos que fez parte do projeto-piloto do "Envelhecimento + Ativo", uma cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha que teve como base o alerta para hábitos de vida saudável.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves


(Pub. Ago/2012)

Arquivo de 2012