Tiago Arieira baseou o projeto na sua tese de mestrado integrado em Arquitetura na UMinho. A ideia venceu recentemente o concurso "Fazer Acontecer a Regeneração Urbana", lançado pelo Município e Associação Empresarial de Viana do Castelo e pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP).
O jovem arquiteto sugere "partir o ovo medieval" do burgo e implementar uma Incubadora de Jovens entre o tríptico de edifícios do século XVI na Praça da República (Misericórdia, Chafariz, antigos Paços do Concelho) e o tríptico do século XXI na Avenida da Liberdade (Biblioteca Municipal, Coliseu, Edifícios Administrativos). "O que distingue esta Incubadora das outras é que reutiliza cada edifício do centro histórico para se viver numa parte e trabalhar na outra, dedicando-a ao empreendedorismo, ciências, serviços, cultura... Além disso, pretende-se que a Incubadora tenha um imóvel central, para fins logísticos e museológicos", explica. A estratégia, que vai desde a escala urbana à tipologia de parcelamento, "obedece a uma atitude contemporânea que propõe um novo atravessamento onde estão diversos equipamentos e serviços fundamentais, numa perspetiva que conjuga passado, presente e futuro", sustenta.
Vianense de 25 anos, Tiago Arieira fez o mestrado integrado em Arquitetura na UMinho e um programa de intercâmbio na Universidade Suíça de Ciências Aplicadas. É coautor da marca "I Love Viana", que visa internacionalizar o nome da cidade, já realizou mais de vinte projetos e exposições nacionais e internacionais, é arquiteto na Universidade de Coimbra e tem o sitewww.arieiras.com.
O objetivo do concurso "Fazer Acontecer a Regeneração Urbana" foi valorizar novas ideias que possam ser usadas no Plano de Pormenor do centro histórico de Viana do Castelo, representando a visão da população, preservando o património e a memória local e dando um contributo de inovação que crie novas dinâmicas aos espaços. O concurso insere-se no plano nacional da CIP para recuperar centros urbanos, zonas históricas e grandes equipamentos abandonados ou degradados, criando assim oportunidades de revitalização da fileira da construção.
__________________________________________
Gabinete de
Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do
Minho
Tel.: (+351)
253601109 | 961766329
Fax: (+351)
253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Ago/2012)