default-header-news
Academia, 03.08.2012
Ex-aluno da UMinho sugere Incubadora de Jovens em Viana do Castelo
UMinho
Um estudo premiado da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho sugere uma Incubadora de Jovens em Viana do Castelo, para afirmar o centro histórico a nível socioeconómico e habitacional. O autor, Tiago Arieira, propõe adaptar os edifícios dentro da muralha medieval como espaço simultâneo de habitação e de trabalho. O conceito permite fixar as populações, evitar a duplicação de alugueres de espaços e criar novas dinâmicas.

Tiago Arieira baseou o projeto na sua tese de mestrado integrado em Arquitetura na UMinho. A ideia venceu recentemente o concurso "Fazer Acontecer a Regeneração Urbana", lançado pelo Município e Associação Empresarial de Viana do Castelo e pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP).

O jovem arquiteto sugere "partir o ovo medieval" do burgo e implementar uma Incubadora de Jovens entre o tríptico de edifícios do século XVI na Praça da República (Misericórdia, Chafariz, antigos Paços do Concelho) e o tríptico do século XXI na Avenida da Liberdade (Biblioteca Municipal, Coliseu, Edifícios Administrativos). "O que distingue esta Incubadora das outras é que reutiliza cada edifício do centro histórico para se viver numa parte e trabalhar na outra, dedicando-a ao empreendedorismo, ciências, serviços, cultura... Além disso, pretende-se que a Incubadora tenha um imóvel central, para fins logísticos e museológicos", explica. A estratégia, que vai desde a escala urbana à tipologia de parcelamento, "obedece a uma atitude contemporânea que propõe um novo atravessamento onde estão diversos equipamentos e serviços fundamentais, numa perspetiva que conjuga passado, presente e futuro", sustenta.

Vianense de 25 anos, Tiago Arieira fez o mestrado integrado em Arquitetura na UMinho e um programa de intercâmbio na Universidade Suíça de Ciências Aplicadas. É coautor da marca "I Love Viana", que visa internacionalizar o nome da cidade, já realizou mais de vinte projetos e exposições nacionais e internacionais, é arquiteto na Universidade de Coimbra e tem o sitewww.arieiras.com.

O objetivo do concurso "Fazer Acontecer a Regeneração Urbana" foi valorizar novas ideias que possam ser usadas no Plano de Pormenor do centro histórico de Viana do Castelo, representando a visão da população, preservando o património e a memória local e dando um contributo de inovação que crie novas dinâmicas aos espaços. O concurso insere-se no plano nacional da CIP para recuperar centros urbanos, zonas históricas e grandes equipamentos abandonados ou degradados, criando assim oportunidades de revitalização da fileira da construção.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Ago/2012)

Arquivo de 2012