default-header-news
Academia, 06.07.2012
Dicionários de dois docentes do ILCH entre os 25 melhores livros dos últimos 25 anos
UMinho
A revista "Ler", dedicada ao livro e à leitura, publicou na edição Jul./Ago. 2012 um conjunto de textos nos quais quatro críticos identificam os 25 melhores livros de autores portugueses (organizados por ano) publicados pela primeira vez nos últimos 25 anos (1987 - 2011).

De entre os livros destacados pelo crítico Fernando Venâncio encontra-se o Dicionário Espanhol-Português, do Professor Álvaro Iriarte, e nos 25 livros identificados pela crítica Dóris Graça Dias encontra-se o Dicionário de Luís de Camões, da autoria do Professor Vítor Aguiar e Silva.

Integrou ainda a equipa que elaborou o Dicionário Espanhol-Português a Professora Anabela Barros e integraram a equipa que elaborou o Dicionário de Luís de Camões o Professor Amadeu Torres, a Professora Virgínia Pereira , o Professor Carlos Cunha e a Professora Maria Micaela Ramon, todos eles membros do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do ILCH/UMinho.

Informação sobre os Autores

Vítor Aguiar e Silva
foi Professor Catedrático do Instituto de Letras e Ciências Humanas e foi vice-reitor da UMinho de 1990 a 2002, ano em que se aposentou, tendo ainda fundado e dirigido o Centro de Estudos Portugueses e a revista Diacrítica. Publicou, entre outros, Para uma interpretação do Classicismo, Maneirismo e Barroco na Poesia Lírica Portuguesa, Teoria da Literatura, Análise e Metodologias Literárias, Camões: Labirintos e Fascínios (Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários, Prémio da Associação Portuguesa de Escritores), A Lira Dourada e a Tuba Canora: Novos Ensaios Camonianos (Prémio D. Diniz), Jorge de Sena e Camões. Trinta Anos de Amor e Melancolia (Prémio Jorge de Sena, Prémio Eduardo Prado Coelho) e coordenou o Dicionário de Luís de Camões, o primeiro dedicado à vida e obra do maior poeta português.

Recebeu ainda os prémios Vida Literária, Vergílio Ferreira, a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e o doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Lisboa. É membro da Academia de Ciências de Lisboa. Coordenou a proposta de criação do Instituto Camões, a Comissão Nacional de Língua Portuguesa e fez parte do Conselho Nacional de Cultura

Álvaro Iriarte, Professor Associado do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas, é docente da UMinho desde 1987.

Doutorado pela UMinho, em 2000, em Ciências da Linguagem - Linguística Aplicada, com a dissertação A Unidade Lexicográfica. Palavras, Colocações, Frasemas, Pragmatemas; Mestre, pela UMinho, em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas (1993); e Licenciado em Filologia Hispânica (Galego-Português) pela Universidade de Santiago de Compostela (1986), tem desenvolvido o seu trabalho de investigação nas áreas da linguística aplicada, lexicografia, terminologia e linguística contrastiva.

Neste momento esta a coordenar a integração da UMinho no Mestrado Europeu em Lexicografia, que envolve 10 parceiros internacionais.

É também membro do Conselho Geral da Universidade do Minho e Vice-Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas.

Fonte: ILCH

(Pub. Jul/2012)

Arquivo de 2012