O programa inclui sete comunicações, integradas no workshop "Resíduos: recursos a aproveitar". A primeira sessão está a cargo do professor Fernando Castro, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, que vai traçar a evolução do CVR durante a última década, sendo que as restantes atentam principalmente em matérias relacionadas com a valorização de resíduos e as estratégias ambientais. A cerimónia encerra às 17h com um Verde de Honra.
Está envolvido em cerca de 50 projetos
O CVR foi criado em julho de 2002, tendo como principal objetivo a prestação de serviços técnicos e de investigação e desenvolvimento na área da prevenção, do tratamento e da valorização de resíduos. O Centro conta com 14 colaboradores permanentes, além de trabalhar com uma dezena e meia de investigadores provenientes de várias universidades portuguesas. Está envolvido em cerca de 50 projetos nacionais e internacionais, sendo que metade tem financiamento do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional.
Vários momentos marcaram os últimos dez anos desta entidade, nomeadamente a construção de um edifício próprio, o alargamento das áreas de atividade, a acreditação do Laboratório de Caracterização de Resíduos, o alargamento e fortalecimento da equipa de investigação, bem como a crescente participação e coordenação de projetos nacionais e internacionais. Em setembro de 2011, o campus de Azurém acolheu a primeira edição da conferência internacional "WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities". O CVR permitiu também a criação da spin-off W2V - Waste to Value, que visa principalmente potenciar e viabilizar a aplicação real das atividades de investigação desenvolvidas no centro.
_________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jul/2012)