default-header-news
Academia, 27.06.2012
Instituto de Educação da Minho participa no projeto europeu IP-LIGHT
Grécia
O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho representa Portugal no consórcio europeu IP-LIGHT. O projeto junta sete entidades e quer contribuir para modernizar o ensino superior e fomentar a ligação da ciência à cultura. O IE participou este mês, pelo terceiro ano consecutivo, no Programa Intensivo IP-LIGHT, que decorreu em Ioannina, Grécia.

A delegação nacional incluiu os professores Graç a S. Carvalho e Fernando Guimarães, quatro alunas do mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, uma aluna do mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e um do mestrado de Matemática e Computação. A formação de duas semanas, também inserida no programa Erasmus, visou reforçar conhecimentos e competências profissionais dos futuros professores do ensino básico nas Ciências e Matemática, de forma inovadora, rica e com abordagens abertas e flexíveis. Incluiu workshops, seminários e ações científicas pedagógicas e culturais, em torno de um tópico fundamental das ciências, a LUZ, abordado de forma multidisciplinar (Física, Matemática, Biologia, Saúde,...).

A formação teve o tema ''Light in Science and Society'', após os temas ''Light and sustainability'' em 2011 e ''Light'' em 2010. Este projeto promove a cooperação entre universidades e empresas, museus de ciência, centros de ciência e parques ambientais no âmbito da ?ciência para todos os cidadãos?. Nele participam sete universidades dedicadas à educação e estudos da criança do ensino básico nas suas vertentes específicas: Universidade de Ioannina, Grécia (inovação no uso da atividade cultural-histórico-teórico na Educação em Ciências); IE-UMinho, Portugal (desenvolvimento do conhecimento científico e contribuição dos manuais escolares em Biologia e exploração da geometria projetiva em Matemática); Universidade de Nápoles, Itália (ensino de ciências em espaço livre ou ''outdoor''); Universidade de Eindhoven, Holanda (rede de educação em ciências na Europa); Universidade de Chipre, Chipre (abordagem psicológica na educação científica, especialmente o pensamento crítico); Universidade de Kalmar, Suécia (desenvolvimento do conceito "Natureza da Ciência na Escola"); Universidade de Dublin, Irlanda (ensino aberto e à distância na formação de professores). O site oficial do projeto é http://erasmus-ip.uoi.gr .

________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Jun/2012)

Arquivo de 2012