''Esta ação pretende levar um futuro mais próspero à população de Timor-Leste. Escolheu-se o livro, fonte de inspiração para o saber, para o querer, como maior símbolo da nossa língua, que é uma das maiores riquezas da lusofonia'', explica Luís Couto Gonçalves, presidente do conselho executivo da Fundação e professor catedrático da Escola de Direito da UMinho. ''A FCLB e a Associação Karingana Wa Karingana, de que a fundação é sócia fundadora, tencionam dar continuidade a esta frutuosa e reconfortante ''parceria de solidariedade'' com o espaço da lusofonia, através de campanhas semelhantes ou de outros encontros culturais, festivais e conferências , que permitam reforçar os laços entre os países e os povos que têm em comum um património incalculável: a língua portuguesa'', acrescenta o responsável.
Esta não é a primeira vez que as duas entidades se juntam para ajudar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). A iniciativa estreou já o ano passado com a entrega em Maputo (Moçambique) de aproximadamente 140 mil livros. Aconselha-sea doação de livros técnicos , dicionários, enciclopédias, atlas, gramáticas, manuais escolares de português e matemática, literatura de autores de língua portuguesa e banda desenhada . Os livros poderão ser entregues também em qualquer estação de Correios.
Os ''rostos'' da campanha são Luís Represas, intérprete da canção ''Timor'', verdadeiro hino de libertação do povo timorense, e o jogador Nuno Gomes, nomeado embaixador de Timor-Leste para o desporto e a juventude. Jorge Sampaio é o presidente da comissão de honra da campanha.
Cátedra Professor Carlos Lloyd Braga atribuída a professora da Universidade de Harvard
A
atribuição
da
Cátedra Professor Carlos Lloyd Braga é um dos
momentos altos
da
Fundação e surge também
como uma
homenagem ao primeiro reitor da UMinho. Este ano será atribuída a
Martha Elizabeth Shenton, professora catedrática de Psicologia da
Universidade de Harvard (EUA) e uma das mais destacadas
investigadoras mundiais na área da neuro-imagiologia
psiquiátrica. A professora vai dar uma aula aberta sobre ''New
Frontiers in Psychiatry Neuroimaging'', a decorrer no próximo dia
18 de
abril
, às 15h, no Auditório B1 do campus de
Gualtar, em Braga. Esta distinção é atribuída anualmente a uma
individualidade nacional ou estrangeira, com base num programa de
atividades de natureza cultural e científica proposto pelas
Escolas ou Centros de Investigação da UMinho.
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Abr/2012)