default-header-news
Academia, 05.03.2012
Nanotecnologia ibérica reúne amanhã na UMinho
UMinho
A Universidade do Minho recebe esta terça-feira, dia 6, o ?1º Fórum NanoValor - A valorização de resultados de I&DT em Nanotecnologia na Euro-região Norte de Portugal/Galiza". O evento junta personalidades como o diretor-geral do INL, o presidente da AIMinho e responsáveis de universidades e empresas, como da Innovnano (maior empresa lusa na área), entre outros. A iniciativa decorre a partir das 10h00 no Auditório B2 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga.

A sessão de abertura conta com o vice-reitor da UMinho para a Investigação e Ensino, Rui Vieira de Castro, e o pró-reitor Vasco Teixeira,  coordenador da rede NanoValor, que vai referir os objetivos, atividades e resultados prévios deste projeto apoiado pela União Europeia. O painel "Construção de parcerias estratégicas entre instituições de I&D e empresas" reúne às 10h30 os testemunhos de José Rivas (INL - Instituto Ibérico de Nanotecnologia), Raúl Fangueiro (UMinho), João Ventura (Universidade do Porto), José Caldeira (INESC-Porto), María de la Fuente (USC - Universidade de Santiago de Compostela) e Jorge Arias (AIMEN - Associación de Investigación Metalúrgica del Noroeste). O moderador é Joaquim Carneiro (UMinho).

Às 14h30 inicia o painel "Experiência das empresas em projetos e desenvolvimento de produtos na Nanotecnologia". António Marques (Associação Industrial do Minho) vai moderar as intervenções de Sónia Meireles (Unicer), Ana Lúcia Lagoa (Innovnano), José Albuquerque (Fluidinova), José Moreira da Silva (Nanium), Rocha Gomes (Ecoticket) e Daniel Fernandes (NanoGap). Segue-se às 16h00 o painel "Transferência de tecnologia, incubação de empresas e valorização de resultados de I&D", com António Vieira (CeNTI - Centre of Nanotechnology and Smart Materials), Rui Fernandes (Instituto Empresarial do Minho), Maria Oliveira (Universidade do Porto Inovação), Alexandra Xavier (INESC-Porto) e Rogelio Conde-Pumpido (USC), sob moderação de Marta Catarino (TecMinho). O encerramento está previsto pelas 17h15, com o vice-reitor da UMinho para o Empreendedorismo e Inovação, José Mendes.

Projeto Nanovalor junta oito parceiros

O evento visa partilhar experiências entre investigadores de grupos e centros tecnológicos, representantes de empresas e instituições de I&D do Norte de Portugal e da Galiza. Pretende ainda perceber como o NanoValor pode dar resposta a necessidades concretas, identificadas pelos diversos "stakeholders", relacionadas com o desenvolvimento, valorização e comercialização de ideias e projetos de nanotecnologia.

O consórcio NanoValor  é constituído pelas universidades do Minho, Porto e Santiago de Compostela, TecMinho, INESC-Porto, INL, AIMEN e Fundación Empresa-Universidad Gallega. A UMinho coordena esta rede que quer aproximar os atores-chave da nanotecnologia, aumentar a competitividade das empresas e potenciar a investigação e o desenvolvimento tecnológico (I&DT) do setor. O projeto é cofinanciado em 1.4 milhões de euros pelo FEDER, através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007/13. O site oficial éwww.nanovalor.org.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Mar/2012)

Arquivo de 2012