O concurso local de acesso exige o 12º ano concluído ou equivalente, a prova de ingresso de Português ou História ou Matemática e uma prova de aptidão vocacional (escrita e prática). O curso, que funciona no Edifício dos Congregados, no centro de Braga, destina-se a alunos com aptidão ou talentos específicos para os estudos musicais, com formação vocacional adquirida até ao final do 12º ano.
O curso de três anos, em regime pós-laboral, tem três áreas de formação: Ciências Musicais, Interpretação/Direção Coral e Interpretação/Instrumento (clarinete, contrabaixo, cravo, fagote, flauta transversal, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola de arco, viola dedilhada, violino, violoncelo). Tem como objetivos proporcionar uma formação artística especializada que atenda aos desafios da contemporaneidade e a contextos socioculturais e artísticos diferenciados, bem como promover o desenvolvimento artístico e de pensamento crítico que permita o acesso a um mestrado, favorecendo a mobilidade e o intercâmbio universitário europeu.
Em termos de áreas de especialização, Ciências Musicais tem como saídas profissionais a investigação musicológica, ensino e educação artística, crítica e divulgação musical, edição musical, gestão de atividades culturais e funções ligadas ao património musical em fundações, museus, bibliotecas e arquivos. Interpretação/ Instrumento prevê como saídas toda a atividade musical ligada à interpretação musical quer como instrumentista de orquestra ou outra formação, quer como solista. Já a área de Interpretação/ Direção Coral apresenta saídas no quadro das artes do espetáculo e no desempenho de funções de diretor coral, preparador vocal e regente coral de diferentes coros (infantil, de câmara, entre outros) amadores e profissionais.
Esta licenciatura proporciona através de um corpo docente de referência uma formação fortemente especializada nas suas três vertentes. Numa cultura de internacionalização, são estimuladas a mobilidade e o intercâmbio académico no quadro de formação proporcionada pelas instituições da rede de ensino superior universitário europeu. A extensão à comunidade gera múltiplos projetos de investigação e performance, nomeadamente através do Coro e Orquestra Académica da UMinho. Com elevados índices de empregabilidade, o curso pauta-se por uma cultura de competitividade, em que as vertentes performativas e de investigação são direcionadas para a o exercício de profissões musicais e para o acesso ao 2º ciclo profissionalizante na área do ensino.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Mar/2012)