default-header-news
Academia, 09.03.2012
Escola de Arquitectura e CEC 2012 apresentam “Missão Fotográfica: Paisagem Transgénica”
Guimarães
"Missão fotográfica: Paisagem transgénica" é um projeto da Guimarães Capital Europeia da Cultura (CEC 2012) em parceira com a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), que inaugura já este sábado, dia 10 de Março. Comissariado por Pedro Bandeira (EAUM) e Paulo Catrica, o evento inscreve-se no ciclo "Escalas e Territórios" do programa Arte e Arquitectura da CEC 2012.

A Missão proposta versa uma reflexão sobre o território do concelho de Guimarães enquanto construção cultural. Quatro artistas diferentes - Katalin Deér, Filip Dujardin, J. H. Engström e Guido Guidi - que utilizam a fotografia como reflexão estética e crítica - aceitaram o desafio de olhar um território que se esforça por resistir às mais recentes conturbações económicas que implicaram, de modo expressivo nesta região de há alguns anos a esta parte, uma deslocação global da indústria têxtil. 

A intenção desta missão foi propiciar uma construção fotográfica "ficcional" que poderá agora ser o mote para uma reflexão sobre as propriedades indexais domediume da sua capacidade documental, ao mesmo tempo considerando e fazendo uso dos novos paradigmas que as fotografias parecem implicar nos dias de hoje. Algures entre a realidade analógica e a veracidade digital.

Missão Fotográfica: Paisagem Transgénica

De 10 de Março a 19 Maio de 2012

Local: Palácio Vila-Flor, Guimarães


Horário da Exposição

Segunda-feira e sábado

09h00-13h00 | 14h30-19h00

Terça a s exta-feira

09h00-20h00


Fonte: www.arquitectura.uminho.pt


(Pub. Mar/2012)  
Arquivo de 2012