dpp-a61686-cien--1-
Academia, 28.02.2012
37º Aniversário da Escola de Ciências da UMinho celebrado no Campus de Gualtar
UMinho
A celebração do 37º Aniversário da Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) decorreu no passado dia 24 de fevereiro, no Campus de Gualtar. Assim sendo, "O Dia da Escola" iniciou-se pelas 11:00 com uma sessão de abertura e consequente entrega de Cartas de Curso, na qual marcaram presença ilustres figuras como Filipe Vaz, presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências, e o vice-reitor da UM, Rui Vieira de Castro.


Fotos brevemente disponiveis online na Galeria BIG


A componente recreativa não foi esquecida com a actuação da Tuna de Ciências da UM - Azeituna, decorrendo posteriormente a cerimónia comemorativa oficial por volta das 14:30, contando com a presença do prestigiado reitor da UM, António Cunha.

Inaugurada em 1995, a Escola de Ciências da UM situa-se nos campi de Gualtar e Azurém (Guimarães), desenvolvendo atividades de ensino, investigação e interacção com a sociedade. Deste modo, encontra-se constituída por cinco departamentos e sete centros de investigação em áreas ligadas à Biologia, Geologia, Física, Matemática e Química. Já a investigação de impacto internacional traduz-se na elevada classificação dos seus centros, para além de um corpo docente com 98% de professores doutorados.

?Esperamos que com a anunciada revisão do sistema de financiamento por parte do Ministério da Educação e da Ciência seja reconhecido o valor da investigação como área da sustentabilidade da formação graduada, e como não podia deixar de ser, da formação pós-graduada. Deste modo, tem-se verificado consequentemente uma reestruturação da oferta formativa da Escola de Ciências nesse âmbito nos últimos anos?, afirma Estelita Vaz, Presidente da Escola de Ciências.


Já o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, defende que "a escola se encontra certamente integrada num tecido universitário português, e até mesmo europeu, pelo que não podia deixar de destacar o papel da Escola a nível internacional, para além da sua disponibilidade. Assim sendo, a Escola de Ciências tem conseguido fazer um percurso notável quer na área da investigação como na área do Ensino, concretizando-se num esforço reconhecido pela Universidade do Minho na sua reformulação curricular."


Texto: José Maria Mateus Pinheiro


(Pub. Mar/2012)

Arquivo de 2012