ilch--3-seman2012
Academia, 24.02.2012
Semana Aberta do ILCH atrai 500 alunos do básico e do secundário
UMinho
Entre os dias 6 e 10 de Fevereiro, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho organizou a actividade "Semana Aberta" que atraiu cerca 500 alunos do ensino básico e secundário. Esta iniciativa visou dar a conhecer os cursos leccionados no instituto e as saídas profissionais possíveis, através do contacto directo com os serviços disponibilizados.


Durante cinco dias, várias escolas do norte do país participaram na segunda edição da "Semana Aberta"do ILCH. A inscrição foi feita antecipadamente através de um formulário disponível no site do instituto, onde as escolas poderiam escolher a actividade, o dia e a hora em que queriam participar. Por dia, o ILCH recebeu duas escolas, divididas pelos turnos da manhã e da tarde, que traziam no mínimo 30 alunos cada. Na sexta-feira, dia 10, foi o dia com mais afluência contando com cerca de 200 estudantes.

Os alunos foram recebidos nos autocarros por estudantes universitários do ILCH e do curso de Informática, que se trajaram a rigor para os receber e para, após uma apresentação sobre o Instituto e sobre a Universidade, lhes fazerem uma visita guiada pelo campus de Gualtar. Para a Prof.ª Joanne Paisana, Coordenadora da Comissão das Actividade de Divulgação e Imagem (CADI) do ILCH - responsável pela dinamização desta iniciativa, era de facto importante que esta visita fosse explicada "do ponto de vista de um aluno".

As sessões foram dinamizadas e projectadas com o "intuito de cativar o interesse dos alunos", tal como ressalva Joanne Paisana. Assim, os alunos que assistiram à sessão de Espanhol puderam participar num concurso com direito a prémio, em Português a discussão sobre o Acordo Ortográfico prolongou-se por mais de um quarto de hora do que estava previsto, em alemão fez-se um peddy-paper, em Chinês aprenderam a escrever alguns caracteres, ou seja, tentou-se mostrar o que é feito nos cursos do ILCH.

Para a Coordenadora do CADI, a concentração, numa semana e num período fora de aulas, das visitas de escolas ao Instituto, permitiu uma "maior eficácia", até pela própria disponibilidade dos docentes. A avaliação do evento foi "positiva" não só por parte da organização mas também pelo feedback dos participantes. Alguns enviaram e-mails de agradecimento, e outros, que já tinham participado no ano anterior, manifestaram junto dos seus professores muita vontade de voltar, não fosse o dever de dar o lugar àqueles que viriam pela primeira vez.

Texto: Amália Carvalho 


(Pub. Fev/2012)

Arquivo de 2012