default-header-news
Academia, 24.02.2012
Projeto Fibrenamics invade as escolas secundárias
UMinho
Mais de mil alunos do ensino secundário e de uma dezena de escolas já receberam a apresentação do projeto Fibrenamics - O Novo Mundo dos Materiais à Base de Fibras. O projeto liderado pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho e financiado pelo programa Ciência Viva visa mostrar ao público em geral a importância da utilização destes materiais em diversas áreas, nomeadamente a medicina, a construção civil, a arquitetura, os transportes, o desporto e a proteção pessoal.


O Fibrenamics conta com várias estratégias de divulgação: sete programas de televisão, sete programas de rádio, artigos na imprensa, o portalwww.fibrenamics.come as apresentações em escolas secundárias. O programa letivo dos alunos do secundário engloba um capítulo sobre novos materiais, no qual os materiais à base de fibras, devido à sua atual relevância, poderão ocupar um espaço significativo. Estas apresentações nas instituições de ensino, realizadas de forma dinâmica e interativa, têm-se revestido de uma ampla aceitação e um forte entusiasmo, tanto por parte dos alunos como dos professores, suscitando debates muito interessantes em torno da temática.

A equipa Fibrenamics é coordenada pelo professor Raúl Fangueiro, do Departamento de Engenharia Têxtil da UMinho, e tem planeadas várias sessões para as próximas semanas em diferentes pontos do país. Dentre os projetos de investigação em desenvolvimento destacam-se tecidos/dispositivos implantáveis para ortopedia e cardiologia, pneus tecnologicamente sofisticados, equipamentos "inteligentes" dos atletas, membranas arquitetónicas, monitorização infraestrutural por fibra ótica e novas ferramentas de proteção e sobrevivência militar. O site oficial éwww.fibrenamics.com.


__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Fev/2012)

Arquivo de 2012