default-header-news
Academia, 03.01.2012
Professor da UMinho é presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
UMinho
O professor Almerindo Afonso, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi recentemente eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). A direção desta entidade conta também com a participação de José Carlos Morgado e Manuel António Silva, ambos docentes da UMinho, universidade portuguesa com maior número de docentes e investigadores doutorados nesta área de conhecimento.

"Neste contexto de crise económica, é previsível o agravamento dos problemas e das indefinições, com repercussões em vários setores e dimensões da nossa vida pessoal e coletiva, nomeadamente no que diz respeito à E ducação e à configuração das respetivas políticas públicas. É certamente audacioso aceitar a responsabilidade da condução da SPCE, ainda que essa tarefa seja partilhada coletivamente, quer no órgão de direção, quer nos outros órgãos da Sociedade. Esta conjuntura difícil representa um motivo acrescido para dar sentido a algo que deve ser entendido como uma forma de contribuir para que todos aqueles e aquelas que, de algum modo, desenvolvem as suas atividades no âmbito da educação, da formação e das Ciências da Educação, possam afirmar, cada vez mais, a relevância social e científica das suas práticas e deste domínio", sublinha Almerindo Afonso, que estará na presidência até 2014.

A UMinho tem tido ainda uma presença marcante na formação de professores, educadores e outros profissionais, nomeadamente nos países lusófonos. "Faz muito sentido que alguns de nós assumam ou continuem a assumir responsabilidades em associações e outras organizações científicas no campo da Educação", acrescenta. A atual direção da SPCE tem como objetivo desenvolver dinâmicas adequadas para assegurar uma maior visibilidade social e científica, manter uma renovada capacidade de intervenção neste domínio e melhorar a comunicação, disponibilizando informação atualizada e divulgando as suas posições sobre decisões e assuntos relativos às políticas de educação, formação e investigação no campo das Ciências da Educação. Além disso, pretende dinamizar um futuro pelouro de relações internacionais, através da assinatura de protocolos e da manutenção de contactos interinstitucionais, que contemplem novas formas de colaboração e intercâmbio com outras organizações congéneres, nacionais ou de diferentes países, nomeadamente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Almerindo Afonso é licenciado em Sociologia e doutorado em Educação. É professor da UMinho desde 1985, tendo exercido vários cargos de gestão e de coordenação científico-pedagógica. Tomou posse como membro do Conselho Nacional de Educação, após ter deixado o Conselho Científico para a Avaliação de Professores. É membro de prestigiadas revistas científicas nacionais e estrangeiras na área da Educação e da Sociologia e é autor de dezenas de trabalhos académicos, publicados em livros e periódicos especializados. Em 1999, foi laureado com o "Prémio Rui Grácio de Ciências da Educação", patrocinado pela SPCE e pela Fundação Calouste Gulbenkian.


__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt


(Pub. Jan/2012)

Arquivo de 2012