postais-ilustrados570
Academia, 24.01.2012
“O postal é um jogo de escrita e de imagem”
Braga
No passado dia 23 de janeiro, segunda-feira, decorreu na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, o lançamento da obra "Portugal Ilustrado em Postais", um conjunto de seis brochuras reunidas numa caixa de arquivo, concretizando-se num processo de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em consequência, o produto artístico foi concebido por uma equipa de docentes do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho: Moisés de Lemos Martins, Madalena Oliveira, Albertino Gonçalves, Miguel Bandeira, Helena Pires e Maria da Luz Correia.


Tendo-se iniciado a ordem de trabalhos por volta das 18h00, a apresentação esteve a cargo de Hugo Barreto, ex-diretor da Biblioteca Pública de Braga e atual vice-presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho: "Com o recurso a técnicas de desenho e à aguarela, os autores materializaram graficamente Portugal de uma forma extraordinária". Deste modo, o projeto procurou analisar o contributo do cartão postal para a história dos me dia modernos, refletindo a cultura visual contemporânea.

Já Moisés de Lemos Martins, professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação do ICS, salientou que num postal "se joga o mais profundo de todos nós, dado que tudo o que se encontra presente numa brochura aparece à superfície. Por outro lado, através de um postalentro em contacto com os outros, encontrando-se aí o meu mundo".

Nesta coletânea é analisada a imagem construída e divulgada pelos postais ilustrados ao longo dos anos relativamente a cinco cidades portuguesas - Bragança, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Portalegre. Madalena Oliveira, coordenadora do projeto à semelhança de Moisés de Lemos Martins, destacou todo o processo criativo "como uma forma de estabelecer contacto com diferentes realidades portuguesas, sendo o bilhete-postal o sorriso de muitas regiões".

Texto: José Maria Mateus Pinheiro


(Pub. Jan/2012)

Arquivo de 2012