default-header-news
Academia, 09.01.2012
Investigadores da UMinho vencem prémios “Seeds of Science”
O jornal Ciência Hoje atribuiu dois prémios "Seeds of Science 2012", considerados os Óscares da Ciência em Portugal, a investigadores da Universidade do Minho. José António Teixeira, diretor do Departamento de Engenharia Biológica, venceu na categoria Engenharias e Tecnologias, por desenvolver embalagens alimentares inteligentes, e Grecia Rodríguez, doutoranda em Estudos da Criança, foi distinguida na rubrica "Ciências Sociais", como responsável da organização não-governamental Soy Niño. Os galardões são entregues a 26 de maio na V Gala da Ciência, no Casino da Figueira da Foz.

José A. Teixeira é coordenador nacional do projeto "Nanopacksafer", que desenvolve embalagens alimentares com propriedades antimicrobianas, mecânicas e térmicas, através de nanorevestimentos edíveis (proteção comestível), filmes não-edíveis e nanopartículas. "Agradeço o prémio, que aceito com o maior prazer", declarou. O professor catedrático é investigador do Instituto para a Biotecnologia e Bioengenharia/Centro de Engenharia Biológica (IBB/CEB) da UMinho e orientador de 24 alunos de doutoramento e 18 de pós-doutoramento. Está à frente de 25 projetos de investigação, quatro deles internacionais, e é (co)autor de 250 artigos em revistas conceituadas.

Grecia Rodríguez desenvolve na UMinho a tese "Ninõs Educomunicadores sin Fronteras". A jornalista venezuelana fundou e dirige a Soy Niño, uma rede mundial que visa a promoção dos direitos da infância e a valorização da cidadania, do ambiente e dos espaços públicos. Inclui programas de rádio, formações, oficinas e intercâmbios. "Sinto-me grata pelo prémio. Sou apenas um canal que contribui para dar visibilidade à sabedoria das crianças e torná-las comunicadores ativos", disse. A rede tem projetos no Canadá, Brasil, Espanha, Grécia, França, Itália, Portugal, Holanda e Alemanha, entre outros. Grecia Rodríguez licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Católica Andrés Bello (Venezuela), pós-graduou-se em Estudos Internacionais na Universidade do Chile e fez o mestrado em Engenharia de Meios para a Comunicação nas universidades Técnica de Lisboa, de Poitiers (França) e UNED Madrid (Espanha).

Os restantes prémios "Seeds of Science 2012" já divulgados vão para Irene Fonseca, da Universidade Carnegie Mellon, na rubrica "Consagração"; Fernando Lopes da Silva, da Universidade de Amesterdão, na categoria "Carreira"; a equipa de António Amorim, do IPATIMUP, na categoria "Especial"; Miguel Seabra, da Universidade Nova de Lisboa, nas Ciências da Saúde; Nuno Lemos e João Mendanha Dias, do Instituto Superior Técnico (IST), nas Ciências Exatas; Frederico Fiúza, do IST, na secção "Júnior"; e Reginaldo de Almeida, apresentador do programa "Falar Global" da SIC, na área da Comunicação.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt


(Pub. Jan/2012)

Arquivo de 2012