O almoço juntou cerca de 110 alunos, professores e amigos, sendo antecedido pela preparação de jiaozi (ravioli chineses), que deve ser feita e apreciada em família. Os convidados tiveram a oportunidade de se deliciar com os ravioli e com a niangao (massa de arroz), cujo nome se associa foneticamente a "subir no novo ano", um prato também especialmente preparado nesta altura.
Seguiram-se apresentações animadas de canções e danças, interpretadas por alunos de todas as turmas da licenciatura em Línguas e Culturas Orientais (LCO) e do mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês, do Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho. Os professores deram também um ar da sua graça com pequenas atuações. A sessão foi encerrada pelo vice-reitor Rui Vieira de Castro, presidente do ICUMinho, que entregou um kit de caligrafia às três turmas de LCO.
Sun Lam, diretora do ICUMinho e coordenadora do evento, afirmou: "Nesta ocasião de união de todas as famílias chinesas, o nosso Instituto Confúcio e o Departamento de Estudos Asiáticos juntaram-se para criar um momento de convívio e compreensão entre os alunos e professores das duas origens, portuguesa e chinesa, fazendo do Instituto Confúcio uma verdadeira família intercultural". A professora aproveitou ainda para desejar a todas as pessoas um Feliz Ano do Dragão.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Jan/2012)