sem-ics2012--2-
Academia, 24.01.2012
Evelyne Bévort e “Um Dia com os Media” marcam Seminário no Instituto de Ciências Sociais da UMinho
UMinho
Decorreu no passado dia 20 de janeiro, o seminário "A Educação para os Media como via de leitura crítica do mundo atual", contando com a presença da conceituada Evelyne Bévort, professora no centro de ensino dos meios de comunicação social do ministério francês de educação. Para além disso, decorreu ainda a apresentação pública do evento "Um dia com os Media", que decorrerá no próximo dia 3 de maio, data comemorativa da UNESCO alusiva à Liberdade de Imprensa.

Evelyne Bevórt defendeu que não se deve fazer valer tudo para se singrar no panorama mediático: "Os meios de comunicação social têm de ter a noção e responsabilidade que estão a ter um papel preponderante na educação da população. Em consequência, são estes que gerem aquilo que tem ou não importância para o público, detendo a função de agenda, para além de destacarem o que se fala no dia a dia na praça pública. Os Media têm que perceber a importância que possuem para um mundo educacional, não importando só vender ou causar impacto, dado que contribuem para a cidadania civilizacional".

O seminário esteve a cargo dos membros do mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação, aliados à mestria do grupo de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECSUM). Assim sendo, a diretora adjunta do CECSUM, Helena Sousa, agradeceu o enorme esforço que a docente convidada fez para comparecer em Braga, realçando ainda o facto de o público "ter marcado presença de uma forma expressiva, contribuindo para o sucesso do evento."

Uma vez terminada a tertúlia com Evelyne Bevórt, foi a vez de Manuel Pinto, diretor do ICS, explicitar a estrutura e consequente complexidade da iniciativa "Um dia com os Media": "Trata-se de um evento que melhorará com certeza o espírito educacional dos Media. Por outro lado, queremos que seja acima de tudo um encontro com todos os meios de comunicação social do país, existindo um debate de ideias/ experiências que possam desenvolver e melhorar a profissão de jornalista, ao mesmo tempo que relaciona a responsabilidade que este tem para com o público."


Texto: José Maria Mateus Pinheiro


(Pub. Jan/2012)

Arquivo de 2012