A formalidade decorreu pelas 11:30, onde estiveram presentes, o Administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), Eng. Carlos Silva, um representante da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Tomás Rito e os representantes das Instituições apadrinhadas: Rede Social de Guimarães; Associação Teatro e Construção, Famalicão; CAT Rebelo Duarte de Vieira do Minho da Misericórdia de Vieira do Minho; Instituto Juvenil Maria Imaculada, Braga; CCS Santo Adrião, Braga; e Cruz Vermelha Portuguesa, Braga.
"Queremos com estas ações promover uma cultura solidária nos nossos estudantes e na nossa sociedade" foi assim que Carlos Silva deu iniciou à entrega de brinquedos. O responsável dos SASUM destacou ainda o papel que os estudantes e a comunidade académica em geral tiveram no sucesso desta campanha "os estudantes e a comunidade académica são pessoas muito solidárias e acabaram por oferecer muitos brinquedos"nos últimos quatro anos os estudantes já ofereceram mais de 5000 brinquedos" referiu.
Para Carlos Silva, todo o esforço dos estudantes empreendido nesta campanha não teria sentido se não fosse complementado pelas instituições de solidariedade social, que depois fazem a distribuição pelas crianças "queria agradecer aos estudantes e às instituições este acto generoso" reiterando ainda "espero que estas acções se reflictam na vida futura dos estudantes" disse.
Já Tomás Rito, agradeceu a todos os que estiveram activos nesta campanha, referindo que nestes tempos de crise "é importante estarmos activos na vertente social e ajudar os outros". Comprometendo-se, em nome da AAUM a levar a cabo mais iniciativas do género "é importante continuar com este tipo de iniciativas para dentro e para fora da Universidade" afirmou.
A CCS Santo Adrião trouxe ainda duas crianças, as quais foram presenteadas no local com os brinquedos que eles próprios escolheram. Alguns dos brinquedos já tinham sido entregues ainda antes do Natal, à Rede Social de Guimarães e à Associação Teatro e Construção de Famalicão.
Campanha de Recolha e Oferta de Roupa
No final da
cerimónia foi ainda comunicado o inicio da "Campanha de
Recolha e Oferta de Roupa"
que vai decorrer nos
Complexos Desportivos da UMinho em Gualtar e Azurém, a começar já
na próxima segunda-feira dia 23 de janeiro e que se prolongará
até 23 de fevereiro.
A roupa angariada
nesta campanha tem como principais destinatários, os estudantes
mais carenciados da UMinho, os quais poderão fazer a recolha em
primeira linha "não é fácil para estes estudantes necessitados
virem recolher a roupa, que muita vezes até lhe faz falta, mas
não têm que ter vergonha, estamos cá para ajudar, por isso
apelamos aos estudantes que precisem, para no final da campanha
nos façam uma visita" disse Carlos Silva. Segundo este, a que não
for levantada nos complexos desportivos irá posteriormente para
as residências para que lá os estudantes também possam escolher.
Depois irá posteriormente para instituições de caridade que lhe
darão certamente o melhor destino.
O Administrador realçou aqui também, o papel dos estudantes e da comunidade académica que sempre colaboram com o maior empenho "o tempo que atravessamos é difícil e por isso estes actos de solidariedade são muito importantes, com isto acabamos por transmitir aos estudantes esta cultura solidária" afirmou.
No final Carlos
Silva apelou a que todos colaborem com mais esta campanha
afirmando que "é preciso transformar a sociedade para
melhor".
Texto: Ana Coimbra
anac@sas.uminho.pt
(Pub. Jan/2012)