As atividades vão ter lugar em vários espaços públicos da cidade-berço, como a UMinho, o Museu Martins Sarmento, a Associação Comercial e Industrial (ACIG) e a Fnac. O evento tem apoio da SAR - Soluções de Automação e Robótica, spin-off da UMinho.
Os mais curiosos poderão interagir com robôs nos laboratórios da UMinho, ver os projetos científicos em curso dos investigadores e tirar dúvidas sobre os dispositivos. As experiências incluem a interação humano-robô em tarefas de construção ou de ensino, o transporte de cargas por equipas de robôs, a performance dos robôs futebolistas, a manipulação de um robô via Kinect, a condução de um veículo através de iPhone e Wii, a condução intuitiva do "smart-walker", a simulação da locomoção quadrúpede, o desvio de obstáculos com o sistema visual de gafanhotos e a dinâmica de um andarilho inteligente.
Robôs ?Nico? e ?Lino? associam-se às Festas Nicolinas
No Museu Martins Sarmento ficam em exposição vários robôs educacionais, alguns da gama Bot'n Roll e outros construídos na UMinho. Será possível ver o que estes fazem, como se constroem e como funcionam. O destaque da mostra vai para a performance dos robôs "Nico" e do "Lino", que se associam às Festas Nicolinas da cidade, consideradas das mais antigas festas estudantis portuguesas e que coincidem na data. Já as palestras diárias na Fnac contam, à vez, com os professores Cristina Santos, Sena Esteves, Gil Lopes, Nino Pereira, Fernando Ribeiro e Estela Bicho. Vão ser abordados, sempre às 18h30, temas como a robótica na reabilitação, nas neurociências ou nos minicomputadores. Para os fãs da sétima arte, o salão nobre da ACIG acolherá a cada dia, às 21h30, as películas "Blade Runner", "Metropolis", "Wall-E" e "AI - Inteligência Artificial".
"O grande objetivo da iniciativa é mostrar a robótica à sociedade, desmistificando esta área emergente e também o trabalho dos cientistas, para as pessoas entenderem que não é algo assim tão complexo, seja para o lazer ou o trabalho", diz o professor Fernando Ribeiro, do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho. O docente está na organização do evento anual "Roboparty", que regressa de 23 a 25 de fevereiro com centenas de jovens de todo o país, e ainda na organização do 12º Festival Nacional de Robótica, a decorrer de 11 a 15 de abril, também em Guimarães e no âmbito da Capital Europeia da Cultura 2012.
O conceito da Semana Europeia da Robótica surgiu em abril durante o Fórum Europeu de Robótica, na Suécia, e recebeu um apoio esmagador da comunidade robótica, envolvendo mais de 350 eventos em 17 países, promovidos por cerca de 125 centros de investigação, fabricantes e universidades. Pretende-se que esta seja a primeira de muitas edições do evento.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt