A investigação, intitulada "Fungos nas águas de consumo: Qual a sua relevância?", teve como objetivo resolver problemas diários encontrados por empresas de abastecimento de água de países com clima tropical. Foi desenvolvido por Virgínia Siqueira, Cledir Santos, Russell Paterson e Nelson Lima, investigadores da Micoteca e do CEB, em parceria com Norma de Gusmão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Helena Oliveira, da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), a principal empresa pública de abastecimento de água deste Estado.
O trabalho foi "possível devido ao empenho e à colaboração dos investigadores e instituições envolvidas dos dois lados do Atlântico", afirma Nelson Lima, responsável do projeto científico e diretor da Micoteca. "A nossa colaboração científica com algumas empresas do setor tem sido profícua e visa a transferência de conhecimento e tecnologia no sentido universidade-empresa", acrescenta.
Este Congresso é um dos maiores encontros de microbiologia a nível mundial. A edição de 2011 contou com a participação de mais de 2700 inscritos, representando vários países, nomeadamente Alemanha, Argentina, Equador, França, Portugal e Estados Unidos da América.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Nov/2011)