A iniciativa da Soc iedade Europeia de Investigação para a Educação de Adultos (ESREA), com parceria do Departamento de Ciências Sociais da Educação do IE e da Unidade de Educação da Adultos da UMinho, vai incidir na educação dos idosos, nas relações intergeracionais e no desenvolvimento social.
O programa destaca no dia 25, pelas 11h15, a palestra "An Age of Centenarians -Lifelong Learning Policies and Ageing", dinamizada porPeter Jarvis, da Universidade de Surrey (Reino Unido), autor de livros de sucesso mundial como "The Routledge International Handbook on Learning", fundador do The International Journal of Lifelong Education e membro da American Hall of Fame for Adult and Continuing Education.A sessão decorre no Anfiteatro Multimédia do IE, campus de Gualtar, Braga. A tarde vai ser dedicada àapresentação e reflexão de investigações nos contextos português e europeu.
No dia 26, às 9h30, o painel "Learning of Older Adults" junta os oradores Alice Delerue Matos, Almerindo Janela Afonso (ambos da UMinho) e Bernhard Schmidt-Hertha, da Universidade de Munique e consultor da Comissão Europeia. Segue-se a apresentação de trabalhos de investigação, que se prolonga até ao dia seguinte. A conferência de encerramento, "Active ageing and solidarity between generations: From ESREA in Braga 2011 to European Year 2012", vai ser proferida no dia 27, às 11h30, por Barry Hake, consultor da Comissão Europeia, antigo professor da Universidade de Leiden (Holanda) e ex-secretário da ESREA (1991-2006).
Envelhecimento populacional preocupa investigadores
O envelhecimento da população tem tido interesse crescente da sociedade, nomeadamente de políticos e académicos. Nas políticas públicas de alguns países, a intervenção centra-se na proteção social e na saúde dos idosos, mas deve também enfatizar-se o papel que a educação pode ter nesta fase da vida. O temacontempla áreas como a cidadania dos idosos, o direito à educação e a sua relação com as gerações mais novas; a solidariedade geracional que era a base do Estado Social e a sua possível reconfiguração; o impacto da esperança de vida nos sistemas de reforma, de saúde e económicos, bem como do envelhecimento cativo; as alterações na família e o papel dos mais velhos nesta rede de relações; e como a pós-modernidade contribui para induzir incertezas nos mais velhos sobre a sua identidade.
A ESREA pretende constituir-se como um espaço de discussão, de troca de experiências, conhecimentos e saberes sobre a educação dos adultos idosos. A I Conferência da Rede ELOA foi em outubro de 2010, em Munique. A organização da II Conferência está a cargo de Esmeraldina Veloso, Paula Guimarães, Fernanda Martins, Daniela Silva, Maria Faria e Cristina Fernandes, da UMinho. O evento dirige-se designadamente a investigadores, técnicos de serviço social, sociólogos, técnicos de educação, psicólogos, animadores socioeducativos, formadores, técnicos de IPSS, responsáveis autárquicos e culturais, membros e dirigentes de associações culturais e recreativas.
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt
(Pub. Out/2011)