Uma equipa multidisciplinar de oito colaboradores, de áreas como
engenharia civil, física, acústica/música e psicologia, já fez a
monitorização e caracterização do ruído proveniente do tráfego
rodoviário e a sua perceção pela população em geral. Nesta nova
etapa pretende-se desenvolver uma nova geração de superfícies de
pavimento, essencialmente mais silenciosas, validando as soluções
encontradas através da construção em verdadeira grandeza de seções
piloto. O projeto visa proporcionar várias ferramentas aos diversos
intervenientes da atividade rodoviária, que visem a redução do
ruído do tráfego e sejam adaptadas à realidade portuguesa.
O enfoque deste trabalho, segundo a investigadora responsável Elisabete Freitas, "consiste na construção de pisos com propriedades acústicas melhoradas, através da integração de camadas de desgaste duráveis, mas sustentáveis na sua relação custo-benefício". Entre as vantagens práticas, a professora salienta que os "níveis de conforto auditivo e uma adequada deteção da velocidade dos veículos, por parte dos peões" serão acautelados.
O ruído resultante do tráfego é uma das preocupações ambientais, principalmente nos aglomerados populacionais mais densos. Para a equipa de investigação, a redução do ruído através da utilização de pavimentos silenciosos pode ser uma solução inovadora, eficaz e económica. Sendo este um tipo de preocupação já existente noutros países da Europa, este projeto é pioneiro em Portugal e já mereceu interesse do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Estradas de Portugal.
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(Pub. Out/2011)