default-header-news
Academia, 12.10.2011
Ex-aluno da UMinho pretende acabar com faturas em papel
Eugénio Veiga, licenciado em Ciências da Computação da Universidade do Minho e atual diretor da empresa YET, quer acabar com as faturas em papel e levar a faturação eletrónica às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, proporcionando enormes ganhos ao nível da produtividade e da redução de custos.

A YET - Your Electronic Transactions apresenta uma oferta abrangente que cobre o ciclo completo dos serviços de transações eletrónicas, desde a digitalização de dados, arquivo digital, integração de ferramentas de gestão (ERP's) com diferentes sistemas de informação, certificação digital e acesso a redes nacionais e internacionais de empresas do sector da grande distribuição. "A modernização tecnológica é um veículo que alavanca a competitividade das organizações, independentemente da sua dimensão. As nossas soluções são hoje utilizadas por empresas dos mais diversos sectores de atividade, incutindo-lhes uma elevada dinâmica administrativa, associada à poupança de recursos e à proteção ambiental", afirma Eugénio Veiga. A internacionalização é um dos próximos objetivos: o diretor pretende "alargar a presença da YET a outros países para além de Espanha".

"Considero que o meu percurso profissional se deve, em muito, à base sólida de conhecimentos que adquiri na UMinho e que fui consolidando permanentemente nos diversos projetos profissionais nos quais estive envolvido", admite Eugénio Veiga. "A passagem por esta Universidade é sempre marcante", acrescenta o responsável da empresa, que também foi um dos fundadores da Azeituna - Tuna de Ciências da UMinho.

Eugénio Veiga tem no seu percurso uma forte ligação à área das Tecnologias da Informação e Telecomunicações desde 1996. A YET foi criada em 2009 e constitui já uma referência no panorama nacional da faturação eletrónica. Nasceu da experiência e das competências tecnológicas na área da desmaterialização de processos da multinacional portuguesa Primavera BSS.

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho