default-header-news
Academia, 12.10.2011
Curso na Escola de Ciências da Saúde revela papel da acupuntura no alívio da Dor
UMinho
A Escola de Ciências de Saúde (ECS) da Universidade do Minho, em parceria com a Consulta de Dor Crónica do Hospital de Braga, apresenta hoje o Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica Contemporânea, assente em fundamentos teóricos e práticos da Medicina Ocidental Contemporânea, no âmbito da Semana Europeia de Luta Contra a Dor.

A decorrer no Laboratório de Aptidões Clínicas da ECS, no campus de Gualtar, Braga, a sessão de abertura da sessão conta esta manhã com a presença de Armando Almeida, António Paulo Encarnação, Hugo Pinto e Filipe Antunes, coordenadores desta nova Pós-Graduação, dirigida exclusivamente a médicos. A criação do curso visa alertar a população em geral para o flagelo da Dor Crónica em Portugal, enquanto instrumento formativo dirigido a profissionais de saúde que trabalham no domínio da Dor.

A iniciativa conta com apoio da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), que está a promover, em Portugal, a Semana Europeia da Luta Contra a Dor e o Dia Nacional da Luta Contra a Dor, que se celebra a 14 de outubro. A dor crónica é um estado de dor persistente, que afeta mais de 30% da população portuguesa. A patologia músculo-esquelética é a principal causa de Dor crónica, que se não for adequadamente tratada acarretará uma degradação importante da qualidade de vida do indivíduo, podendo até levar à incapacidade para o seu desempenho profissional.

A Acupuntura surge como uma alternativa válida no tratamento deste tipo de patologias, baseada em conhecimentos precisos da anatomia e fisiologia humana e na execução técnica correta de punctura, sendo mais uma das possíveis terapêuticas neste campo da medicina. Este Curso de Pós-Graduação, pretende tornar-se uma referência no ensino da acupunctura em Portugal, garantindo à população o acesso a este tipo de cuidados, executados por médicos altamente treinados nesta técnica terapêutica. A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.

Mais informações em: www.ecsaude.uminho.pt e www.aped-dor.com .

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt


(Pub. Out/2011)

Arquivo de 2011