A lista afixada reproduz os resultados obtidos pela aplicação do Despacho n.º 12780-B/2011 (2ª série), de 23 de Setembro, que rege a atribuição de Bolsa de Estudo. Esta lista pode ser consultada através da Internet no site http://www.sas.uminho.pt
O Departamento de Engenharia de Polímeros da UMinho desenvolveu um polímero biodegradável para a produção de embalagens plásticas mais ecológicas. A investigadora responsável, Ana Vera Machado, refere como ?os plásticos são materiais de vida útil curta, e não havendo respostas suficientes para estes resíduos, era determinante desenvolver embalagens num polímero com um desempenho melhorado para este fim de utilização?.
O professor catedrático Manuel José Rocha Armada vai ser empossado na próxima segunda-feira, dia 31, pelas 10h, presidente da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho. A cerimónia vai ter lugar no salão Nobre da EEG, no campus de Gualtar, Braga.
Novo prazo de candidatura a Bolsa de Estudo para o ano letivo de 2011-2012 para os estudantes abrangidos pelos regimes de mudança de curso, transferência e reingresso no ensino superior, bem como os se inscrevem pela 1º vez no 2º Ciclo.
A UMinho é a primeira instituição de Ensino Superior em Portugal a proceder ao pagamento das bolsas de estudo aos alunos que foram bolseiros em 2010-2011 e, que procederam à renovação da candidatura a bolsa no período compreendido entre 4 e 20 de Julho. Este é um caso único e, que advém do facto dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) receberem as candidaturas em papel e não estarem dependentes da plataforma da DGES.
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) manifestou-se, uma vez mais, contra o Novo Regulamento de atribuição de bolsas de estudo. O Presidente da AAUM, Luís Rodrigues, considera o novo regime injusto, o qual põe em causa a equidade na atribuição das bolsas.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) celebrou, no passado dia 27 de outubro, o seu 36º aniversário. A Sessão Solene comemorativa contou com figuras de relevo, entre elas, Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, António M. Cunha, reitor da UMinho, Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação e Paulo Pereira, presidente da EEUM.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) celebra, no próximo dia 27 de outubro, o seu 36º aniversário. A cerimónia conta às 15h30 com as intervenções de Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, António M. Cunha, reitor da UMinho, Maria de Lurdes Rodrigues, presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e Paulo Pereira, presidente da EEUM.
A investigadora Sandra Costa, da Universidade do Minho, acaba de publicar na conceituada revista "Nature", como coautora, um estudo sobre novas terapias que previnem o risco de ataques cardíacos e derrames. A pesquisa concluiu que, perante um vaso sanguíneo bloqueado, é possível criar uma rede de vasos adjacentes, ou melhorar o desempenho dos existentes, graças à proteína PHD2, permitindo assim às células da região afetada continuarem a ter oxigénio e nutrientes.
O Centro de Investigação Transdisciplinar ?Cultura, Espaço e Memória? (CITCEM), da Universidade do Minho, promove esta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, o "II Colóquio História da Construção: Os Materiais", em Braga. O encontro é dedicado aos materiais usados na construção, desde a época romana à moderna, e reúne especialistas de diversos países e áreas científicas.
Os estudantes do Ensino Superior, e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) em particular vieram a público demonstrar o seu desagrado com a publicação do Novo Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo, afirmando e justificando a ilegalidade deste por ter sido aprovado por regulamento do Secretário de Estado do Ensino Superior e não por Decreto-Lei do Governo.