tabuleiro-dadiva-setembro-2011-570
Academia, 29.09.2011
Dádivas de Sangue
UMinho
Vão decorrer nos próximos dias 26 e 29 de Setembro, nos CDUs de Gualtar e Azurém, as Dádivas de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula. Nesta dádiva vão estar também três unidades moveis de colheita junto ao CP1, CP2 e à Cantina. Não faltes, vem dar o teu contributo à vida!

A Universidade do Minho (UMinho) através dos Serviços de Ação Social da UM (SASUM) e a Associação Académica da Universidade do Minho, em cooperação com o Instituto Português do Sangue e o Centro de Histocompatibilidade da Região Norte, vão levar a cabo mais uma campanha de Dádivas de Sangue, desta feita, inserida na semana de acolhimento aos novos alunos, sendo um bom exemplo de "Praxe Universitária", um gesto que os organizadores pretendem que seja um "ritual de iniciação" à responsabilidade social que cada aluno deverá adquirir à entrada no Ensino Superior.

Sendo esta uma Campanha de Dádiva de Sangue "especial", pois pela primeira vez decorrerá na semana do acolhimento, o gesto de solidariedade, embora voluntário será sempre da "praxe" na UMinho.

Conferência de Imprensa

A margem da ação de solidariedade irá realizar-se também uma Conferência de Imprensa, a decorrer pelas 11h30, na sala de Troféus do Complexo Desportivo, contando com a participação do Presidente do Instituto Português do Sangue - Dr. Álvaro Beleza; Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho - Luis Rodrigues; Vice-Reitor da Universidade do Minho - Prof. José Mendes; Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho - Eng.º Carlos Silva.

Em agenda estará: a Apresentação da Semana de Acolhimento; Apresentação do Memorando da Praxe Universitária e Apresentação das Dádivas de Sangue como um bom exemplo de "Ritual de Iniciação" à Responsabilidade Social dos novos alunos da UMinho.

Dádiva de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula

A ação decorrerá no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, no próximo dia 26 de setembro, segunda-feira, entre as 09h30 e as 19h00. Para além disso, as recolhas decorrerão ainda em três unidades móveis de colheita, que estarão junto ao Prometeu, CP2 e Cantina.

Dia 29, quinta-feira, a Campanha decorrerá no Campus de Azurém, no mesmo âmbito - "ritual de iniciação" à responsabilidade social que cada aluno deverá adquirir à entrada no Ensino Superior.

A UMinho é atualmente e, desde 2002 líder do Ranking Nacional de Dadores inscritos, em Institutos de Ensino Superior, sendo a Instituição que mais dadores inscritos fornece por ano ao Centro Regional de Sangue do Porto. Esta tem sido uma aliança de sucesso entre as instituições promotoras da iniciativa, um percurso que de ano para ano tem prosperado, com a comunidade académica a adquirir à "cultura da dádiva" e a aderir em "massa" a estas ações de solidariedade. Como dizia durante a última colheita realizada aqui na UMinho o Dr. Álvaro Beleza "a UMinho é um exemplo a seguir, pretendemos pegar neste projeto e levá-lo às outras instituições de ensino superior".

As campanhas a favor da autossuficiência e captação de dadores mais jovens é já uma tradição na nossa Academia, que queremos manter e reforçar cada vez mais, sendo a sua "inclusão" no acolhimento aos novos alunos mais uma forma de "cultivar" os bons hábitos de solidariedade já existentes na Academia, esperando-se que várias centenas de novos alunos aceitem de bom grado esta "praxe solidária".

Texto: Ana Coimbra
anac@sas.uminho.pt