default-header-news
Academia, 05.09.2011
Critical Materials envolvida nos maiores projectos europeus de investigação do sector aeronáutico
UMinho
A Critical Materials, fundada por Gustavo Dias e Júlio Viana, professores e antigos alunos da Universidade do Minho, é a única empresa portuguesa que participa no projecto SARISTU - Smart Intelligent Airframe Structures, liderado pela conhecida AIRBUS.

O objectivo é desenvolver soluções inovadoras e multifuncionais de materiais avançados, que permitam a redução de peso e custos operacionais das próximas gerações de aeronaves, mantendo e, até, melhorando o seu desempenho aerodinâmico. Além disso, poderão vir a "estender a sua vida útil e maximizar horas de vôo sem prejudicar a segurança dos passageiros", explica Júlio Viana, director de tecnologia da Critical Materials. O projecto arranca já em Setembro.

O trabalho centra-se na customização do PRODDIA ® - uma plataforma de gestão da condição estrutural de componentes, suportada pela tecnologia VS2™, que foi recentemente validada em ambiente laboratorial em geometrias simples no projecto Intelli-SHM, integrado no maior programa europeu do sector aeronáutico: "Consiste num sistema inteligente que faz a avaliação da condição dos aviões e avisa para a necessidade da realização de intervenções de inspecção e manutenção", afirma Gustavo Dias, presidente-executivo da empresa. As principais vantagens da inovação são "a diminuição dos custos directos de manutenção e o aumento da disponibilidade das aeronaves, ao nível da redução de peso, com novas metodologias de projecto para futuras aeronaves, e com a consequente diminuição de combustível", diz Júlio Viana. Vai também permitir atingir uma redução em mais de 25 por cento do tempo das operações de inspecção e manutenção.

A Critical Materials será responsável, mais especificamente, pelas ferramentas de avaliação da integridade estrutural de sub-sistemas estruturais com propriedades de auto-sensorização. "A possibilidade de participar nesta iniciativa implica a demonstração da nossa tecnologia em plataformas de maior dimensão e num contexto de integração tecnológica mais intensa. O que permite a adequação da nossa solução a contextos mais complexos, permitindo um melhor posicionamento da empresa como fornecedora de soluções de sistemas de monitorização estrutural", afirma Gustavo Dias.

O PRODDIA ® será aplicado e validado em componentes de geometria mais complexa e em condições mais próximas das reais. O consórcio SARISTU envolve 66 parceiros, o que implica, até 2015, um investimento de 55 milhões de euros, financiado em parte pela Comissão Europeia.

Empresa integra o Grupo Critical

Fundada em 2008 a partir de uma spin-off da UMinho, a Critical Materials tem sede e centro tecnológico no Spinpark - Centro de Incubação de Base Tecnológica, em Guimarães, e conta com representações comerciais no Reino Unido e Brasil. Surgiu da visão comum de Gustavo Dias e Júlio Viana, professores na academia minhota há mais de 15 anos, e do Grupo Critical. Gustavo Dias é doutorado em Ciência de Polímeros e Engenharia Mecânica, realizado no âmbito do projecto entre a UMinho e a École Nationale de Mines de Paris (França), enquanto Júlio Viana é formado em Ciência e Engenharia de Polímeros pela mesma instituição. Ambos têm uma vasta experiência na investigação e no desenvolvimento nas áreas da análise estrutural, de materiais avançados e tecnologias de materiais, nomeadamente nas indústrias da aeronáutica, do espaço, do automóvel, da energia e da manufactura.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt


(Pub. Set/2011)

Arquivo de 2011