default-header-news
Academia, 29.09.2011
Conselheiro internacional vem à UMinho debater sustentabilidade energética
UMinho
Vai realizar-se na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro, às 11h00, a palestra "Opções da política energética e os custos sociais da energia", proferida pelo especialista internacional em políticas ambientais Alan Krupnick, no Anfiteatro Nobre, da Escola de Engenharia, campus de Azurém, Guimarães.

A sessão é organizada pela Escola de Engenharia da UMinho (EEUM), com apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, e vai ser moderada por Carlos Bernardo, professor catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros da UMinho. A sustentabilidade energética constitui um dos principais desafios do século XXI. No planeamento estratégico da EEUM, a área das energias renováveis integra a visão definida pela Agenda Europa 2020.

A palestra incidirá sobre as políticas para reduzir as emissões provenientes da utilização de petróleo ou de gás natural, em favor das energias renováveis. Outros temas a abordar serão o "cap and trade", os impostos sobre o carbono, os impostos sobre o petróleo, a gasolina e o diesel, os subsídios à energia, o "Renewable Portfolio Standards", as tarifas feed-in, os créditos de imposto sobre a produção, as normas de economia de combustível, os problemas associados com o paradoxo da eficiência energética que tocam em códigos de construção e a proibição de lâmpadas incandescentes.

Alan Krupnick é diretor do Center for Energy Economics and Policy (CEEP) da organização "Resources for the Future". Tem centrado a investigação na análise de questões ambientais e energéticas, em particular nos benefícios, custos e design das políticas para a energia, tanto nos EUA como nos países em desenvolvimento. É o principal autor do estudo "Rumo da Nova Política Nacional de Energia: Avaliação das Opções", que examina os custos e custo-efetividade de uma série de escolhas políticas federais de energia nos setores dos transportes e da eletricidade. Alan Krupnick foi ainda consultor de vários governos, nomeadamente o canadiano, de agências federais, para além da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde. Para além disso, copresidiu uma comissão consultiva para os padrões de ozono, ao serviço do governo norte-americano.

__________________________________________

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Universidade do Minho

Tel.: (+351) 253601109 | 961766329

Fax: (+351) 253601105

E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt

(Pub. Set/2011)

Arquivo de 2011