A sessão de abertura
é esta quarta-feira, às 15h30, e conta com o vice-reitor da
UMinho para a Investigação e Ensino, Rui Vieira de Castro, que
vai homenagear Alfonso Barca, professor da Universidade da
Corunha e um dos protagonistas da assinatura do protocolo de
cooperação entre estas duas entidades, em 1995.
O evento junta aproximadamente 600 congressistas provenientes de várias universidades e instituições de ensino de Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Angola, entre outros: "Cerca de metade dos intervenientes é portuguesa, estando a UMinho muito bem representada. Este é um dos congressos desta área mais significativos do espaço ibérico", explica Bento Duarte da Silva, organizador nacional do evento e diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa da academia minhota. A iniciativa prevê a participação dos professores da UMinho Pedro Rosário, vice-presidente da Escola de Psicologia, e Leandro Almeida, presidente do Instituto de Educação.
"Consideramos que a qualidade educativa contempla, desde logo, duas vertentes. Por um lado, através da contribuição, por parte das entidades administrativas responsáveis, de mais recursos humanos qualificados e, por outro lado, através da qualidade dos materiais e recursos técnicos necessários ao desenvolvimento de todas as atividades de ensino-aprendizagem, que diariamente acontecem nas diferentes escolas, institutos, universidades e outros âmbitos educacionais dos nossos países", explica a organização.
O programa está dividido por conferências plenárias, palestras, simpósios, comunicações orais e posters. Das diversas áreas educativas destacam-se temáticas como conflitos e mediação escolar; desenvolvimento vocacional, carreira e desenvolvimento profissional; desenvolvimento e educação no ciclo vital; formação de professores e agentes educativos; formação e transição para o mundo do trabalho; interação família, escola e comunidade; interculturalidade, inclusão social e educação; metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de competências básicas em educação; motivação, aprendizagem e intervenção psicoeducativa; modelos e práticas de avaliação; necessidades educativas especiais e adaptações curriculares; políticas e reformas do ensino superior; tecnologias e comunicação educativa. O Congresso, realizado bianualmente, é destinado principalmente a profissionais vinculados aos diferentes níveis dos sistemas educativos de países de expressão portuguesa e ibero-americanos.
Para mais informações: http://www.udc.es/congresos/psicopedagoxia/sycopost.html
__________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Tel.: (+351) 253601109 /28 | 961766329
Fax: (+351) 253601105
E-mail: catarinadias@reitoria.uminho.pt
(Pub. Set/2011)